Finalmente, Melancia de Moz reconhece as duras críticas do Ildo Ferreira
Quando Emerson Miranda apresentava o Big Box Show na STV, às quartas-feiras, o país parava para acompanhar a rubrica “Extintor Revolution“, pois contava com um painel composto pelo Ildo Ferreira, Altino Mandlaze, Nelton Miranda, e, ocasionalmente, Manolo Beat. Sem dúvida, era o programa mais comentado nas quartas-feiras, especialmente pelas críticas contundentes dirigidas a artistas que se consideravam verdadeiros músicos.
Foi neste programa que as críticas do Ildo Ferreira, feriram e magoaram a cantora Melancia de Moz, que na época, afirmou que “vovó Melancia” deveria abandonar a carreira para cuidar dos netos ou trabalhar na machamba, pois não tinha nada a oferecer à música moçambicana.
A crítica surgiu em um momento em que a cantora buscava a fama forçadamente, ao ponto de vestir saias curtas e cantar músicas sem conteúdo, o que irritava o comentador residente. Após essa crítica, Melancia de Moz chorou tanto que foi necessária a intervenção do apresentador Gabriel Júnior, que trabalhava na Televisão de Moçambique (TVM), para reconciliar os dois.
Na época, as críticas do Ildo Ferreira eram vistas pelo público como justas e transparentes, mas a cantora não as recebeu bem. Na edição do programa “Atracções” desta terça-feira, Melancia de Moz contou ao apresentador Helton Sinete, que em algum momento, pensou em desistir da música devido às críticas. No entanto, hoje ela reconhece que os puxões de orelha de Ildo Ferreira tinham o objectivo de educá-la e agradeceu muito a Ildo Ferreira por ter mostrado o caminho certo e avançou que até teve que mudar sua forma de se vestir.
Importa lembrar que, Ildo Ferreira sempre foi o homem temido pelos artistas até pelos comentadores. Certo dia, Manolo Beat arriscou em dizer que Heavy-C era o melhor produtor de África, uma afirmação que irritou Ferreira e chamou-o de maluco, tendo de seguida abandonado o programa ao vivo.











