MC Roger defende o reconhecimento material para artistas e Ministra da Cultura responde

Ontem, 25 de junho, dia em que Moçambique celebrou 49 anos de independência, o músico moçambicano, MC Roger, expressou a sua felicidade ao lembrar os homens e mulheres que lutaram pela liberdade do país. 

Durante o evento, MC Roger, uma figura proeminente na música moçambicana, afirmou que, no próximo ano, quando o país comemorar 50 anos de independência, os artistas devem ser reconhecidos materialmente devido às suas contribuições à cultura.

MC Roger acredita que os artistas moçambicanos não estão sendo devidamente reconhecidos e sublinha que, mesmo que ele próprio não seja o beneficiado, muitos criadores culturais deveriam receber prêmios e outras formas de reconhecimento que agreguem valor ao seu trabalho.

Por sua vez, a Ministra da Cultura e Turismo, Etelvina Materula, foi abordada pela TV Sucesso para comentar sobre a declaração de MC Roger. Materrula afirmou que, infelizmente, não reconhece a afirmação do músico, mas abre espaço para que MC Roger possa ir ao ministério e explicar melhor a sua posição sobre a valorização e reconhecimento dos artistas.

Na mesma ocasião, Materula comentou que o saudoso Samora Machel já havia afirmado que a luta pela libertação nacional foi cultural, por isso, até hoje, o governo continua a desenvolver iniciativas que enaltecem os artistas. A ministra também garantiu que MC Roger é um dos grandes nomes da música moçambicana.