“Moçambique tem a chance de fazer música com identidade própria” – Thiago Fonseca, CEO da Agência Golo
O publicitário moçambicano, Thiago Fonseca, CEO da agência Golo, participou, recentemente, no Vinyl Podcast, apresentado por João da Diamantina, onde falou sobre a música e publicidade.
Thiago Fonseca contou um pouco do seu percurso na música, revelando que chegou a ser guitarrista de uma banda chamada Mozart, através da qual tocou em vários locais da cidade de Maputo. Entretanto, quando chegou a época de frequentar a faculdade, Fonseca deixou a música de lado para focar nos estudos. Felizmente, pouco tempo depois, começou a trabalhar na agência Golo, onde voltou a ter contacto com a música na publicidade, compondo jingles para diversas marcas renomadas e trabalhando com grandes músicos nacionais.
Ao longo do podcast, João da Diamantina questionou se existe um estilo musical que poderia levar Moçambique além fronteiras. Com base na sua visão e sua vasta experiência no marketing, Thiago disse que seria o “estilo que saísse do coração e puro”, que identificasse os moçambicanos.
“…a globalização é inevitável, aquilo vai influenciar, há um hit que é mundial, vai rolar o mundo (…) é muito mais fácil a gente tentar perseguir aquilo. O mundo todo fica igual, porque as pessoas já sabem que para bater globalmente, vamos fazer desta maneira, então a coisa perde identidade. Moçambique tem a chance de fazer música com identidade própria e dar feeling Moçambique ao mundo, agora, se isso vem da Marrabenta ou uma coisa, vamos ver.” – concluiu.
Ainda sobre a música moçambicana, Thiago Fonseca disse que os músicos devem investir em videoclipes mais simples, que contam histórias para que não sejam todos iguais. Além disso, o publicitário disse ainda que os artistas não devem se preocupar apenas em mostrar vida luxuosa, porque não é nossa realidade.
Assista a seguir o podcast na íntegra e deixe ficar a sua opinião.





