Stewart Sukuma & Banda Nkhuvu exibem fogo de Moçambique no Bushfire

Não foi a primeira vez de Stewart Sukuma & Banda Nkhuvu no Bushfire, um dos mais consolidados e completos festivais de música do continente africano. O regresso à eSwatin de Sukuma e sua banda, foi dos anúncios mais aplaudidos e partilhados nos canais digitais do festival. 

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, havia grande expectativa em ouvir e ver Stewart Sukuma & Banda Nkhuvu, que a direcção do Festival Bushfire descreve como um projecto cultural que preserva, através da música, a essência da matriz africana de fazer da arte um canal de expressão do pensamento, partilha de conhecimento e celebração da coesão humana. 

No seu estilo característico, jovial e elegante de um senhor experiente em palco, o “divo” seduziu a plateia do Bushfire. Moçambicanos, que todos os anos preenchem grande parte da audiência do festival, aproximaram-se ao palco, cantaram e dançaram do princípio ao fim do show. 

“Foi a actuação mais vibrante do Bushfire, segundo a opinião dos presentes”, escreve o portal La Escuelita del Ritmo. 

“Foi a melhor actuação desta edição do Bushfire. Acima de tudo foi contagiante, público de outras nacionalidades assumiu a nossa festa como sua também”, afirmou o jornalista cultural Izidro Dimande, acrescentando que “a energia e o calor de Moçambique estiveram aqui ao mais alto nível. Temos que estar orgulhosos por esta festa que Sukuma e sua banda nos proporcionaram”. 

Stewart Sukuma & Banda Nkhuvu fizeram uma rapsódia dos mais de quarenta anos de carreira do artista, que elevou o orgulho da moçambicanidade. 

“O Bushfire foi uma revelação de um lado que eu desconhecia dos moçambicanos, o patriotismo. Foi muito bonito ver bandeiras e reações intensas dos moçambicanos presentes que no fim do concerto gritaram só mais uma, só mais uma”, confessou Stewart Sukuma.

Stewart Sukuma foi figura de cartaz do festival e integrou a edição deste ano do “collabonation” – um programa de colaborações entre artistas da África Austral chancelado pelo Bushfire e festivais parceiros da região.

“O Bushfire tornou-se no maior e mais bem organizado festival em África, por isso foi muito importante a nossa participação. A minha colaboração com o Bholoja, foi outro ponto alto da nossa participação, onde a marrabenta tomou conta de Eswatini. Agora estamos a caminho do Panamá para mais um concerto com a orquestra de Portobello”, realçou Stewart Sukuma.

  • 5070 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.