José Craveirinha homenageado com estátua de marmorite e granilite em Maputo
Na sexta-feira, 31 de maio, o escritor moçambicano, José Craveirinha, será homenageado com uma estatueta feita à base de argila, gesso, e finalizada com marmorite e granilite, na sede da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), na cidade de Maputo.
De acordo com o Secretário-Geral da AEMO, Carlos Paradona, citado pelo Mz News, a estatueta foi construída pelos moçambicanos Idasse Tembe, Lourenço Tsenane e pelo cubano Manuel Alcayde. Reconhecendo que a poesia de Craveirinha continua a inspirar as novas gerações, entende que o descerramento do busto representa a importância que a sua obra desempenhou para a libertação do povo moçambicano, bem como para a elevação da literatura portuguesa.
Na terça-feira, 28 de maio, passaram os 102 anos do nascimento de José Craveirinha e foi lançado um volume contendo as suas primeiras obras intituladas “Xigubo” e “Karingana ua Karingana”, no Centro Cultural Moçambique-China. Segundo o Notícias, trata-se de um volume publicado pela JC Edições e contou com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo, através do Fundo para o Desenvolvimento Artístico-Cultural (FUNDAC), e do Banco Comercial de Investimentos (BCI).
De referir que José Craveirinha perdeu a vida no dia 6 de Fevereiro de 2006, aos 84 anos de idade, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, e é considerado o escritor-mor da literatura moçambicana.











