“Vagabundus” de Idio Chichava apresentada em seis cidades europeias
Arrancou esta semana a digressão da peça coreográfica “Vagabundus”, uma criação do coreógrafo moçambicano Idio Chichava, que vai escalar seis cidades europeias. A tournée é um dos resultados das colaborações e acordos assumidos entre diversos programadores no decurso da 10ª edição do KINANI – Bienal de Dança em África, que teve lugar em Novembro de 2023, na cidade de Maputo.
“Vagabundus” comporta um conjunto de 16 artistas sob direção do renomado coreógrafo Idio Chichava, e será exibida nas seguintes cidades europeias: Bruxelas (Bélgica), Paris (França), Metz (França), Luxemburgo (Luxemburgo), Marselha (França) e Düsseldorf (Alemanha).
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, para a comitiva desta digressão, esta digressão “reflete o compromisso do país com a implementação de uma Política Cultural que visa valorizar, divulgar e internacionalizar as artes e os artistas do país. Por outro lado, tornar a cultura um meio de fortalecimento das relações de amizade, diplomacia, cooperação e desenvolvimento entre os povos e Estados”.
Sobre Idio Chichava
“Idio Chichava é o coreógrafo que revela e mostra de forma filosófica e estética actual de gente resiliente e sonhadora, apesar dos infortúnios que o Moçambique atravessa, desde as guerras que assolam Cabo Delgado, no norte de Moçambique, até às calamidades naturais cíclicas que têm um denominador comum: o êxodo das populações, porém o povo canta e dança, porque é na cultura que encontra a antítese da sua identidade e afirmação” – David Abílio.











