Biografia do Bruno Gomes — Fotógrafo, Jurista e Activista

Bruno Gomes é um Fotógrafo e assessor legal na Cooperativa de Educação Ambiental Repensar. Delegado de Moçambique para a Plataforma Youth for Climate, constituída pelo Governo italiano em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/UNDP).
Membro Fundador da Rede de Jovens Africanos Resilient 40, constituída pela Wilton Park, Agência Executiva do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido. Membro Fundador da Associação para Promoção da Inclusão Social da Juventude e das Diversidades em Moçambique, e consultor jurídico, nas áreas de Direito laboral, comercial, administrativo e ambiental.
Tem experiência na organização de campanhas públicas de Limpeza, coordenação de projectos de economia circular e realização de pesquisas sobre a poluição plástica, com incidência no microplástico. Esteve presente em várias Cimeiras Internacionais focadas no Meio Ambiente e Alterações Climáticas. Entre as mais notáveis, destaca-se a Conferência Precop26 realizada em Milão, Itália, em 2021, as Semanas Africanas do Clima realizadas em Libreville, Gabão, em 2022, e em Nairóbi, Quénia, em 2023, bem como a primeira Cimeira Africana do Clima, que também teve lugar em Nairóbi, em 2023.
Desde cedo, através da arte fotográfica, preocupou-se maioritariamente com questões sociais, políticas, ambientais e culturais. Nos últimos anos, tem documentado os principais eventos políticos do país, com especial incidência para a marcha de homenagem ao músico Azagaia, um dos principais críticos do governo, e as marchas e passeatas em protesto aos resultados das
eleições municipais de outubro de 2023, considerada uma das mais fraudulentas de Moçambique. Grande parte destes registos mereceu destaque em diversos órgãos de comunicação social, reforçando o impacto deste tipo de documentação. As suas imagens não só refletem a realidade, mas também desafiam o status quo e almejam inspirar mudanças significativas no país.
À parte da Fotografia de Protesto, o conceito de ‘Simbiose’ tem sido explorado ao longo dos últimos 3 anos, numa fusão entre a fotografia e o activismo ambiental e climático. Pela primeira vez, este conceito é incorporado numa exposição física, em regime de colaboração/parceria,
materializando um projecto estrutural que tem sido meticulosamente desenvolvido ao longo do tempo.
Os projetos artísticos fotográficos incluem:
✔ 2023 – Narrativas e Semblantes de Luta (Expo virtual) 2023 – Uma Cidade Mahindrada, um País Asfixiado (Expo virtual);
✔ 2023 – A Nossa Geração (Expo virtual); ✔ 2023 – Parceria com a Activista de Direitos Humanos Denise Ivone em “Estratégias de Manipulação de Massas.











