Descubra a “Simbiose” entre natureza e poluição com Anésio Manhiça e Bruno Gomes
Nesta quarta-feira, 28 de Fevereiro, às19h00, o Espaço Cultural 16Neto, vai inaugurar a Exposição Fotográfica “Simbiose” de Anésio Manhiça e Bruno Gomes.
Segundo o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, “Simbiose” é uma indagação visual e crítica da tensão entre a estética da natureza e a crescente poluição no meio ambiente. É centrada na desconstrução do Greenwashing, uma estratégia de relações públicas mobilizada por empresas para transmitir uma imagem pública de responsabilidade ambiental, mesmo quando as suas práticas comerciais são, no plano prático, prejudiciais ao meio ambiente.
Este exercício assume forma de campanhas publicitárias falaciosas, relatórios de sustentabilidade imprecisos ou a promoção de produtos “verdes” ou “ecológicos” que, na realidade, não têm um impacto ambiental significativo. Convida-nos a questionar as narrativas corporativas e a dinamizar os processos de responsabilidade por danos ambientais em Moçambique e no Mundo.
Esta exposição documenta de forma criativa os imaginários sobre a poluição e as pegadas ambientais de indústrias poluentes. Tem o desígnio de gerar um debate sobre a sustentabilidade de empresas nacionais e multinacionais, promover reflexão sobre a educação ambiental, a perda de biodiversidade, e a ineficiência do Governo na redução e mitigação da poluição.
A exposição é baseada numa série de 14 fotografias, captadas na província e cidade de Maputo, que ilustram a poluição por plástico e vidro. Destaca também a condição social e económica dos que fazem parte das estratégias de greenwashing das indústrias, o que contrasta com as mensagens de “marketing” que circulam no nosso quotidiano em diferentes plataformas.











