Mia Couto nomeado ao Prémio Literário de Dublin com a tradução do “O Bebedor de Horizontes”

O escritor moçambicano, Mia Couto, foi incluído entre os 70 nomeados para o prestigiado Prémio Literário de Dublin, na Irlanda. 

O pémio reconhece anualmente a excelência em literatura mundial, e é dedicado a novelas escritas em inglês ou traduzidas para esse idioma. Couto conquistou seu lugar na lista com a tradução de David Brookshaw para inglês de “O Bebedor de Horizontes“, o terceiro livro da sua trilogia intitulada “As Areias do Imperador“.

A versão em inglês de “O Bebedor de Horizontes” foi lançada em fevereiro do ano passado pela editora norte-americana Farrar Strauss and Giroux. A indicação de Mia Couto ao prêmio foi feita pela Biblioteca Nacional de Moçambique, destacando o reconhecimento internacional alcançado por sua obra.

Segundo Jornal Notícias, “O Bebedor de Horizontes” retrata a saga final do imperador Gugunhana, último grande governante de um império na África do século XIX. O enredo se desenrola com os prisioneiros do oficial Mouzinho de Albuquerque partindo do cais de Zimakaze em direção ao posto de Languene. A narrativa segue para o estuário do Limpopo, dando início a uma viagem marítima que conduz os africanos capturados a um distante e eterno exílio, em uma das ilhas dos Açores, em Portugal.

  • 5070 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.