Circle Langa diz que “Iveth deu tiro ao próprio pé” e justifica

No último domingo (2), durante a sua participação na rubrica “Paredão” do programa “Moçambique Em Concerto”, a advogada e rapper Iveth Marlene, abordou uma série de tópicos, incluindo a morte do rapper Azagaia, bem como assuntos sociais e políticos. No entanto, o que chamou mais atenção foram as suas declarações sobre Lil Wayne de Moz, que estão a viralizar nas redes sociais.

Recentemente, Lil Wayne de Moz foi escolhido como membro da Assembleia Municipal da FRELIMO em Nampula e, por sua vez, durante o programa “Moçambique Em Concerto”, Iveth questionou se ele é adequado para liderar, tomando em conta que existem muitos jovens no país com PhD e mestrado. Estas observações levaram Lil Wayne de Moz a responder por meio de um vídeo publicado nas suas redes sociais, ontem (30/10), dizendo que a Iveth tem que deixá-lo brilhar.

O assunto está a gerar debate em vários fóruns, e uma das pessoas que se manifestou foi o artista plástico e académico Sergio Jeremias Langa, mais conhecido por Circle Langa, que argumentou que “ser um defensor dos direitos humanos exige maturidade, saúde mental e inteligência emocional”. Langa acusou Iveth de dar um “tiro no próprio pé” ao fazer declarações que entram em conflito com o que ela mesma defende, ou seja, os direitos humanos. Além disso, criticou a tendência da Iveth em adotar um discurso populista.

Circle Langa também enfatizou que as opções ideológicas não deveriam impedir as pessoas de pensarem criticamente e que é importante não ser influenciado pela opinião da plateia, já que isso pode ter consequências negativas. Langa defendeu que algumas declarações públicas infundadas podem prejudicar a compreensão e que equívocos podem levar à crença de que as pessoas com PhDs e mestrados são mais importantes do que aquelas sem esses títulos. Ele usou exemplos como o pai da Iveth, que foi deputado sem possuir um grau superior, e figuras influentes como Steve Jobs e Bill Gates, que não tinham formação superior, mas contribuíram significativamente para o mundo.

No final de sua mensagem, Langa desafiou qualquer um a provar que sua mãe era menos importante do que alguém com PhD ou mestrado, destacando assim a importância da diversidade de experiências e perspectivas na sociedade.

De referir que Circle Langa possui um PhD em Ciências de Educação pela Universidade Eduardo Mondlane.

  • 5070 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.