BeatKeepa diz que foi a Mcel que “fez e matou” o Pandza: “Quando ela entrou em crise, o estilo também entrou em crise”

Recentemente, o produtor e DJ Beatkeepa participou no podcast Mozpod, apresentado por Ismail Essak, mais conhecido por Chairman, onde falou sobre a sua trajectória, principalmente sobre a TrackRecords, label fundada por si e que geria as carreiras de grupos como Trio Fam, Elex, First Class e dos artistas Nelson Nhanchungue, A2, entre outros.

Ao longo do podcast, Beatkeepa explicou o que levou o declínio da TrackRecords, dizendo que começou a “sentir” que a label poderia fechar quando as empresas de telefonia móvel, principalmente a Mcel, começaram a entrar no negócio da música abraçando fortemente o Pandza e deixando aqueles artistas de outros estilos e aquelas labels que estavam a fazer sucesso.

A telefonia móvel, naquela altura, queria um produto que fosse moçambicano e que não tivesse muitas ligações com coisas estrangeiras. Quando surgiu o Pandza, eles abraçaram o Pandza…deram um abraço muito forte e boostaram metendo aquilo que resolve tudo que é o dinheiro. O Tako fez o Pandza. Por isso, hoje em dia, muita gente diz ‘haa vocês mataram o Pandza’, mas ninguém matou o Pandza. Quando a Mcel tirou o dinheiro, o Pandza caiu, porque era financiado pela empresa, e quando ela entrou em crise, o estilo também entrou em crise.” – explicou BeatKeepa.

O produtor sustentou que com o apoio da Mcel, os artistas que faziam Pandza passaram a ter dinheiro para fazer vídeos de alta qualidade, grandes espetáculos, a receber cachês altos e boa visibilidade nos órgãos de comunicação. De acordo BeatKeepa, a Mcel tinha o poder para impor o estilo que quisesse, porque patrocinava os principais programas de rádio e TV, que ajudavam a promover mais o Pandza e os artistas que faziam este estilo musical: “praticamente, a Mcel era uma label…a Bang Entretenimento era uma sucursal da Mcel.” concluiu.

Veja a seguir o episódio do Mozpod e escute a explicação do Beatkeepa na íntegra.

  • 5077 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.