Companhia de teatro M ́bêu estreia a peça “Monólogo da Prostituta no Manicómio”

No dia 6 de Abril, pelas 18 horas, a companhia de teatro M ́bêu em parceria com a Embaixada da Itália em Maputo irá apresentar o “Monólogo da Prostituta no Manicómio”, um texto original de Dario Fo e Franca Rame, ambos autores italianos, no Auditório da TVM.

Com interpretação da actriz Yolanda Fumo e direcção de Isabel Jorge, o “Monólogo da Prostituta no Manicómio” conta a história de uma mulher que está a ser interrogada por uma médica e sua equipa. A partir do seu depoimento, revela-se a trajectória de uma vítima de violência de género ao longo de toda uma vida. 

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, com esta peça o grupo M ́bêu e a Embaixada da Itália pretendem sensibilizar a sociedade, particularmente a mulher, sobre os impactos nefastos da violência de género e propor um debate sobre os melhores caminhos para a erradicação deste fenómeno no país e no mundo. 

Saiba mais sobre o M ́Bêu 

O M’bêu ou a Associação de Cultura, Arte e Teatro (MACART), nasceu em 1989, na cidade de Maputo, da vontade de um grupo de adolescentes, de se afirmarem como grupo de formação, do até então o único grupo profissional de teatro em Moçambique: o Mutumbela Gogo. 

O M’bêu conta com mais de 23 peças de teatro produzidas (de teatro convencional); mais de 15 peças de teatro comunitário produzidas; mais de 60 sketchs humorísticos e outras produções televisivas; 6 edições do FESTIVAL D’AGOSTO (Festival Internacional de Teatro organizado pelo M’bêu); mais de 10 participações em festivais internacionais de teatro e várias oficinas de teatro produzidas. 

Sobre os autores da peça 

Militantes de esquerda, o casal Dario Fo e Franca Rame, no início dos anos 70, lotavam de estudantes e intelectuais as plateias dos teatros italianos. 

Dario Fo – Prémio Nobel de literatura, foi um escritor, dramaturgo e comediante italiano. Suas obras estão traduzidas em mais de trinta (30) idiomas. Nascido numa família de tradição antifascista, em 1940 ingressou na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão. 

Franca Rame foi uma grande mulher, antes mesmo de ser uma grande actriz de teatro, dramaturga e política, que marcou o século XX italiano com suas actuações teatrais e com suas batalhas políticas e sociais. Inextricavelmente ligada na vida e no entretenimento à figura de seu marido, o Prémio Nobel Dario Fo com quem, em 58, fundou a companhia de mesmo nome Dario Fo-Franca Rame que os consagrou a nível teatral em toda a Itália e também no mundo. 

  • 5050 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.