17 filmes de Moçambique, Angola, Brasil e Portugal serão no Maputo International Filme Festival
Arranca nesta quarta-feira, 1 de Junho, o Maputo International Film Festival, com um programa que contempla no total 17 filmes de Moçambique, Angola, Brasil e Portugal, que serão exibidos nas salas convencionais e em espaços alternativos.
A acção, que irá decorre até 5 de junho, terá lugar em vários espaços, nomeadamente, na Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia (FEIMA), Centro Cultural Brasil Moçambique e Café Acácias. Além destes locais, o programa do festival espera visitar as Escolas Secundárias da Polana e Colégio Kitabu, onde serão exibidos filmes e existirá espaço para os estudantes entrarem em contacto com os realizadores das obras.
Segundo o comunicado de imprensa enviado à redacção da Moz Entretenimento, além da exibição de películas, a iniciativa promove debates sobre questões contemporâneas relevantes para o cinema de hoje, workshops que servirão de passagem de testemunho e uma feira de confraternização e intercâmbio.
“Com a exibição dos filmes, esperamos atrair uma audiência com tópicos populares para que mais pessoas adiram às salas. Esperamos receber pelo menos 2000 pessoas durante as secções. Exploramos as escolas, pois queremos que o público infanto-juvenil tenha contacto com obras nacionais e saibam quem são os nossos cineastas”, apontou Wildford Machili, director do Festival.
Com filmes nacionais e internacionais, da lista de obras destacam-se peliculas como a mais recente obra de Licínio de Azevedo intitulada “Nhinguitimo’”. A curta-metragem adaptada do conto de Luís Bernardo Honwana, expressa a vocação do cineasta olhar para trás como quem pensa o seu tempo no espaço onde habita.
No festival a nova e talentosa geração de cineastas nacionais terá o seu espaço. Por exemplo, da lista contam nomes Gigliola Zacara, Ivo Mabjaia, Rupia Junior , Xavier Bila, Victor Khumalo, Eric Mugabo, Ique Langa, Natércia Chicane e Láudia.
No festival será homenageada Hermelinda Simela, a título póstumo, com a exibição da sua última obra, Fenix em Hibernação. A curta-metragem traz a história de Kate , uma diva da música moçambicana, habituada ao glamour das noites de espectáculos regados a muita acção. Com a pandemia viu-se obrigada a ficar em casa longe do que mais gosta e entra em depressão profunda.
Portugal tem o seu espaço no festival, com a exibição do Filme Ruth, de António Pinhão Botelho. A obra traz o percurso de um dos maiores astros do futebol mundial, Eusébio, antes de pisar os grandes relvados.
Angola participa do festival com três películas, nomeadamente, “Dois mundos”, de Hochi Fu, “Parto Rosa”, de Renata Torres, e “Alzheimer”, de Blandine Klander.
O Brasil também exibe três obras, que são: “Ilha das Flores, de Jorge Furtado, “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles e Estômago de Marcos Jorge.
O Maputo International Film Festival é organizado pela Big Picture, um colecivo nacional que espera popularizar a sétima arte, tornando mais acessível a todos os públicos.











