Spotify celebra um ano em Moçambique e partilha algumas estatísticas

Em fevereiro de 2021, o Spotify passou a estar disponível em mais de 80 novos mercados, incluindo Moçambique,Spotify já está disponível em Moçambique deixando os amantes da música mais alegres, pois há muito tempo que esperavam por esta novidade
Segundo um comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, desde o lançamento do Spotify em Moçambique, há um aumento de 22% no número de artistas moçambicanos e 1625 músicas foram adicionadas à plataforma pelos fazedores.
A mesma fonte indica que os moçambicanos tendem a nomear suas listas de reprodução de amapiano, kizomba, house e rap.
Para elucidar o sucesso da plataforma em Moçambique, o Spotify partilhou connosco alguns dados sobre o que os moçambicanos escutaram ao longo do ano passado. Veja a seguir:
- As principais cidades a partir de onde os moçambicanos reproduziram são: Maputo, Beira, Nampula, Quelimane e Chimoio.
- O artista moçambicano mais escutado é Hot Blaze, seguido pelo Laylizzy. Djimetta está em terceiro lugar, depois vem o Mr. Bow e finalmente Cleyton David. Os mesmos artistas também garantiram um lugar na lista global das músicas mais tocadas no País.
- “Teus Passos” pelo Dygo Boy e Mark Exodus é a música moçambicana mais reproduzida. A de Djimetta, “Duzentos”, vem em segundo lugar, seguida por “Luta Forte” do Hot Blaze . Em quarto lugar, está “BOW“ de Laylizzy e Hernâni da Silva e, em quinto lugar, está “Don’t Limit Me” de Flojo.
- Os usuários na diáspora também estão a curtir a música vinda de Moçambique, com a colaboração de DJ Tarico e Burna Boy na música Yaba Buluku, posicionando-se o no topo das preferências, seguido pelos artistas GentleBeatz, Boy Teddy, Neil Amarey e Filomena Maricoa.
- os moçambicanos criaram 142.600 listas de reprodução geradas por usuários.
- Amapiano Groves, As Melhores Batidas de hoje, Kizomba Tarraxinha, RapCaviar e African Heat foram as listas mais populares do Spotify.
- Os géneros Amapiano e Kizomba estão entre as listas de reprodução mais tocadas de Spotify em Moçambique. Com a artista de Kizomba, Filomena Maricoa, recebendo um aumento de fluxo de reprodução desde que Spotify entrou no mercado.
- Géneros locais como Música Moçambicana, Rap Moçambicano e Marrabenta estão também a aparecer, com a Música Moçambicana a receber 270% mais fluxos de reprodução desde o lançamento de Spotify e a Marrabenta está a encontrar novos ouvintes na África do Sul, Alemanha e EUA.











