Concurso Literário Nó da Gaveta encerra oficinas de produção de livros em Matalana, distrito de Marracuene

A Associação Cultural Nkaringanarte e a Kuvaninga encerram, este fim-de-semana, o ciclo de oficinas de livros com capas de cartão reaproveitado a propósito do Concurso Literário Nó da Gaveta. A acontecer entre quinta-feira e sábado, das 13h00 às 17h00, no Centro Cultural de Matalana, em Marracuene, a oficina pretende reunir adolescentes e jovens locais, membros da Associação Cultural Mavoko, bem como activistas da Associação Helpo, que trabalham com crianças em ambiente de biblioteca e ludoteca.
Um comunicado de imprensa enviado ao Moz Entretenimento conta que, ao todo, serão 10 participantes que durante três dias estarão expostos ao processo de produção de livros artesanais, que contempla o corte e pintura de papelão, a cosedura de papelão com o miolo, mas também a uma conversa sobre literatura, direitos autorais, produção independente e sustentabilidade de livros artesanais.
Com esta oficina, espera-se que se crie um núcleo de editores e produtores de livros a nível da localidade de Matalana, de modo que se ampliem oportunidades de edição e publicação de livros de autores locais, bem como se active as capacidades psico-motoras dos participantes e demais crianças e adolescentes que serão contemplados a posterior. Para além disso, esta oficina pretende despertar à consciência de preservação do meio ambiente, através do reaproveitamento do papelão, bem como cultivar-se o espírito criativo, através da pintura e artesanato.

Esta actividade, por outro lado, não deixa de servir como um alento à localidade de Matalana que durante muito tempo esteve privada de exercer atividades artísticas com o encerramento do Centro Cultural Matalana, legado de Malangatana Valente Ngwenya a nova geração. Assim, desta forma, esta oficina inclui-se na programação que de algum tempo para cá tem agitado aquele local, com atividades de pintura, música e turismo dinamizados pela Associação Cultural Mavoko.

A oficina que acontece depois de amanhã é a obra “O outro lado das flores”, de Laliana João Mahumane, vencedora do concurso Nó da Gaveta na zona Sul. O último dia do evento – sábado – vai contar com a sua presença, onde irá partilhar a sua experiência com os participantes e influenciá-los ao hábito de leitura e, quiçá, de escrita como ela própria.
Antes, porém, foram realizadas duas oficinas: uma na Ilha de Moçambique, dirigida à educadores de três centros infantis, à obra “O sonho de Chinguana”, de Cleyde Pamela, e a segunda na cidade da Beira, dirigida à membros e simpatizantes da Associação Literária Kulera, à obra “As Aventuras de Manuelito”, de João Baptista.
Recorde-se que o Concurso Literário Nó da Gaveta foi lançado a 18 de Agosto e distinguiu três trabalhos inéditos de ficção, sendo um no sul, outro no centro e outro ainda no norte. As três obras premiadas, representando cada região do país, foram editadas pela Kuvaninga cartão d’arte, com recurso a capas de cartão reaproveitado.






