Filme sobre ciclone Idai conquista primeiro concurso anual de curta-metragem
O filme “A Força da Natureza”, da autoria de Binho Nhazua, venceu o primeiro concurso anual de curta-metragem gravada com um “smartphone” ou “tablet”, denominado “Shortcutz Mozambique“.
De acordo com o Jornal Notícias, o filme “A Força da Natureza” fala das consequências das mudanças climáticas, um fenómeno muito recorrente na província de Sofala, como o ciclone tropical Idai, um dos mais devastadores que alguma vez cruzou o Canal de Moçambique.
“Qualquer tempestade que aparece nos recorda o Idai”, justificou o realizador numa entrevista com o Notícias, e também explicou que a sua primeira dificuldade foi trazer esta narrativa em apenas tão curto espaço de tempo, tendo em conta a dimensão do evento meteorológico.
De referir que os actores do filme, nomeadamente Simão Sande, Dércio Gadiel e António Cavumende são os seus amigos. Foi um deles que lhe concedeu uma dependência para as filmagens de modo a mostrar que muitas casa estavam inseguras e corriam o risco de desabar, como aconteceu com as construções precárias e não só.







