“Uma carta para senhora Albertina Pascoal”- Dylon Ventura

Por: Dylon Ventura (Soldado Civil)

Talvez não teria melhor forma de poder começar com esta carta que, para mim, é uma das melhores formas de poder me abrir para si, contando o que, na verdade, sinto quando a ouço ou quando a vejo. Senhora Albertina Pascoal, não posso nem tão pouco mentir para si pior para mim, pois tudo o que lhe escrevo vem com muita sinceridade.

Faz muito tempo que tenho apreciado os seus trabalhos e a minha infância ficou marcada por suas lindas músicas que ouvia na rádio ou na TV nos programas como Maseve, na TVM. A sua voz é ímpar e não se confunde. Ouvi-la a cada palavra na Rádio ou a cada nota nas suas músicas era como se alguém me presenteasse com algo mais valioso neste mundo.

Cresci a ouvi-la e ainda a tenho ouvido quando pego o celular entro no YouTube ou pego o computador e coloco as suas músicas no leitor. São músicas feitas para toda vida, de geração em geração, fruto de muito trabalho nas suas composições. Parabéns, já agora, por essas lindas composições.

Senhora Albertina, talvez até se pergunte o porquê de eu manifestar a minha admiração por si. Muito simples! Sem querer ser como muitos hipócritas “os que valorizam a água depois que a fonte seca”, eu sou de opinião de que a vida é muito curta e as pessoas devem ser ditas o que são ou o que elas significam para a vida dos outros enquanto ainda puderem respirar do oxigénio que Deus nos dá de graça. Não faria sentido e nem teria a coragem de esperar pelo dia da sua morte, para lhe escrever os melhores textos buscados na internet como forma de manifestar a minha dor ou aproveitar-me da tragédia para lhe mostrar a minha admiração. Então, sem esperar por essa tragédia, digo-lhe de coração aberto que a senhora é um exemplo para se seguir; inspiração para mim e para muitas outras pessoas que ainda não tiveram a coragem de lhe dizer.

Recordo-me que, por admirar o seu trabalho e vontade de conhecê-la pessoalmente, tive a ousadia de me aproximar a Rádio Moçambique porque já sabia que a senhora trabalhava por lá. Se ainda se recorda, foi no ano passado que fui às Instalações da RM para poder, finalmente, a conhecer.

Quando lá cheguei, dirigi-me a recepção e falei com a recepcionista perguntando se a senhora estava a trabalhar ou não. Fui sem saber se era o seu dia de trabalho. Mas graças a Deus, felizmente, a senhora estava a trabalhar. Foi a reposta que a recepcionista me deu quando ligou para si, para informá-la sobre um jovem que estava na recepção e que gostaria de poder a conhecer pessoalmente. A senhora perguntou quem eu era e a recepcionista respondeu: é um jovem chamado Dylon. E a senhora simplesmente disse: podes passar-lhe o telefone.

Não imagina o quão feliz fiquei quando peguei o telefone e ouvi, do outro lado, a sua voz ao vivo. Não foi pela Rádio nem pelas músicas que tenho escutado no computar ou no celular. Foi algo único. Ouvia de si: Alô, boa tarde!
– Boa tarde, senhora Albertina Pascoal. Tudo bem consigo? De certeza que não me conhece, mas aqui é o Dylon; alguém que a admira muito e que gostaria muito de poder conhecê-la pessoalmente e, quem sabe, conversar um pouco.

A senhora respondeu com todo carinho o meu pedido, mas não podia satisfazer naquele momento porque estava em estúdio a trabalhar.
Respeitei o momento, mas com um pouco de dor no peito até que a senhora disse:

-Deixa o teu contacto com a recepcionista. Assim que eu terminar e estiver livre irei ligar para ti e a gente irá marcar um dia para conversar.

E assim o fiz! Falei com a recepcionista informando o que a senhora Albertina me tinha dito. Ela pegou num cartão e apontou o meu contacto. Despedi-me na esperança de poder receber o sinal da Senhora Albertina Pascoal e até hoje, infelizmente, nada.

Acredito que se tenha esquecido e também não pude mais ir à Rádio por causa da situação actual em que mundo se encontra e, em particular, o nosso país. Mas, o meu desejo em querer conhecê-la ainda existe. Desejo-lhe muita saúde, muito amor, muito trabalho, muito dinheiro e que, acima de tudo, Deus a abençoe sempre!

Continue a ser essa pessoa maravilhosa. Bons tempos virão!

  • 5081 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.