V Seminário de Jornalismo Cultural em Mocambique

A SóArte Media em parceria com a IVERCA e o CAMÕES – Centro Cultural Português em Maputo, realizam, nos dias 19 e 20 de Agosto corrente, às 17h00, a Quinta Edição do Seminário de Jornalismo Cultural, que será integralmente on-line e terá lugar nas plataformas digitais, sendo transmitido nas seguintes páginas do Facebook:
De acordo com o comunicado de imprensa enviado ao Moz Entretenimento, esta quinta edição do Seminário de Jornalismo Cultural é carregada de simbolismo, tendo em conta o percurso do projecto na história da comunicação e cultura em Moçambique, resistindo às constantes mudanças de contextos, sobretudo nos últimos dois anos, e criando fóruns de discussão sobre o papel do jornalismo na consolidação do ecossistema cultural no
país.
Ao longo dos últimos cincos anos é notório o aparecimento de canais alternativos que procuram construir novos espaços para a arte, e o exemplo dessa realidade são as plataformas digitais que se dedicam à produção de conteúdos em diversos formatos para um público cada vez mais abrangente.
Para o V Seminário de Jornalismo Cultural a curadoria propõe reflexões que espelhem as actuais narrativas e os caminhos a trilhar para o posicionamento do sector criativo.
Na sessão inaugural do seminário estará em debate o tema “Cultura como Objecto de Política Pública”, contando com três oradores, nomeadamente Eduardo Lichuge (Docente/Pesquisador da ECA – UEM), Rufas Maculuve (Músico/docente do ISARC) e Ivan Bonde (Director do INICC), sob a moderação da professora de literatura Sara Jonas.
A segunda e última sessão vai compreender a conversa sobre o tema “Jornalismo Cultural na Internet: Sustentabilidade e novas Abordagens”, com os oradores: Hélio Inguane (MBENGA), Eduardo Quive (CATALOGUS), Hugo Chichava e Márcio Luz (KUBULA), sob moderação da
bloguista Carina Capitine.
De referir que o Seminário de Jornalismo Cultural é organizado pela SóArte Media em parceria com a Associação IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, e conta com o apoio da Mukency Studio, com a colaboração da Escola Superior de Jornalismo e da Agência Pixel DS.