Por ocasião da celebração da Francofonia em Moçambique, o Centro Cultural Franco-Moçambicano apresenta a 3ª edição do festival Francofolia a ter lugar neste Sábado, 18 de Março, das 12h às 23h, no jardim e sala grande do CCFM, com buffet francófono, DJ set a cargo de DJ V (Moçambique), e diversidade musical com Sekoya Vibes (Ilha da Reunião/Moçambique), Amélie Daniel (Suiça), Anonym (Maurícias) e Alesh (Congo).
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, esta grande festa, apoiada pela Organização Internacional da Francofonia (OIF), reúne artistas de referência na comunidade francófona e no mundo, que vão proporcionar uma sonoridade diversificada ao público, constituíndo desta forma, uma experiencia única e memorável.
Francofonia refere-se ao conjunto de pessoas que partilham a língua francesa, os valores de solidariedade e de diálogo entre as culturas. É também uma iniciativa da Embaixada de França em parceria com as demais embaixadas francófonas presentes em Moçambique.
SOBRE OS ARTISTAS
Sekoya Vibes (Ilha da Reunião/Moçambique)
Grupo composto por dois artistas Reunioneses, Cloé Rousselout (vocalista) e Jean Pierre Joséphine (guitarrista e líder), e pelo Moçambicano Frank Paco (baterista e percussionista), que toca e canta ritmos variados, como música tradicional dos países da região do Oceano Índico, jazz, música brasileira, entre outros.
Amélie Daniel (Suiça)
Desde a infância, Amélie Daniel se interessou por música. Ela aprendeu piano e cantou no grupo Gospel Melody, do qual logo se tornou uma das solistas. Depois de cantar com diferentes bandas, Amélie começa a escrever suas próprias músicas. No final de 2004, ganha o Prémio autor-compositor-intérprete atribuído pela Option Musique e pela France Bleu. É uma promessa de apoio que a leva a continuar nesse caminho. Uma formação musical no bolso, decide migrar à Paris, para a gravação do seu primeiro álbum, em 2013, com artistas renomados. Este álbum recebeu uma boa recepção da mídia e da imprensa Suíça. A autora, compositora e intérprete lançou até a data, 3 discos misturando pop e música francesa.
Anonym (Maurícias)
Eles são um grupo muito conhecido, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Um grupo de amigos com calor humano contagiante e bom humor radiante. Impulsionado por encontros inesperados, ANONYM mantém sua melodia à sombra dos holofotes desde 2020. Na impossibilidade de vinda dos restantes integrantes da banda, ANONYM far-se-á acompanhar, neste concerto, por 2 músicos moçambicanos, Valter Mabas e Texito Langa, nomeadamente.
Alesh (Congo)
Vencedor do prestigiado Prêmio Découvertes RFI em 2021, Alesh é um vocalista multi premiado que vive e trabalha entre Kinshasa e o resto do mundo. Desde tenra idade, ele cai na música sob as influências sonoras de seu irmão mais velho Patrick, que também foi artista. Uma infância que ele descreve como sensível desencadeia nele uma reviravolta interior, a necessidade de dizer, de exteriorizar o que ele sente, testemunhando à sua maneira o que está acontecendo ao seu redor. Não «a» verdade, mas «a sua» verdade. Sobrevivente marcado por guerras e violências armadas que devastaram o Leste da RDC, Alesh escolheu fazer de sua música não apenas um produto comercial de alta qualidade, mas também uma ferramenta de conscientização sobre a consciência colectiva e a unidade dos povos.
Bilhetes à venda a partir de 16 de Março, no CCFM, ao preço de 600.00/500.00MZN (Clube Cultural, estudantes e <12 anos).
Facebook Comments