Taússy Daniel leva a moda moçambicana na New York Fashion Week (Estados Unidos)

Taússy Daniel leva a moda moçambicana na New York Fashion Week (Estados Unidos)

- in Moda, Notícias

A estilista moçambicana, Taússy Daniel, apresentou no domingo, a sua mais recente colecção de moda no New York Fashion Week, nos Estados Unidos. Designada Blooming, a colecção foi inspirada na cidade natal da estilista, “Maputo”.

Desde muito nova que Taússy Daniel aprecia a moda. Ainda assim, nem sempre soube como os eventos poderiam se suceder de modo a chegar às grandes passarelas do mundo.

Segundo O’País, na verdade, antes de dar altos voos no universo da moda, primeiro, Taússy formou-se em Arquitectura e Urbanismo, em 2013, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM). Essa foi a condição dada pelos pais: não abandonar a escola por causa da moda. Então, seguida com zelo nessa condição, Taússy Daniel terminou o curso e, inclusive, trabalhou um ano na sua área de formação. Mas porque a vida é um acto de coragem, de escolhas e decisões, em 2015 definiu que passaria exclusivamente a dedicar-se à moda.

Quando optou pela arte da alta costura, a estilista teve o apoio da sua família. Remou contra a maré. Estabeleceu-se, sonhou e, agora, está a realizar esses sagrados projectos de infância: “A moda é algo que eu sempre apreciei, desde os meus 9, 10 anos de idade. Então, estar ‘aqui’ é a realização de um sonho”.

Na afirmação de Taússy Daniel, ‘aqui’ significa Nova Iorque, uma das principais cidades norte-americanas. Foi para lá que a estilista levou a sua mais recente colecção, Blooming, isto é, florescente, inspirada na Cidade de Maputo e nas flores locais.

Constituída por 12 peças, a colecção Blooming foi apresentada nos Estados Unidos no passado domingo, numa cerimónia em que a estilista moçambicana sentiu ter deixado bons créditos na passarela. “Estou muito feliz pelo feedback. Depois do show, tive muitos elogios, muitos aplausos. Muitos afro-americanos aproximaram-se satisfeitos, a dizerem que era um orgulho também para eles, por saberem que eu venho de África e estou a levantar o continente dessa forma”.

A satisfação dos americanos pelo trabalho da estilista moçambicana foi tanta que logo depois da sua participação no New York Fashion Week foi convidada a mais dois eventos nos Estados Unidos: DC Fashion Week e Chicago Fashion Week. Entretanto, este ano, Taússy Daniel não vai poder participar, porque a sua agenda está encerrada. No próximo, sim, a sua participação é certa.

Enquanto 2024 tarda chegar, o próximo fashion-show/desfile de Taússy Daniel será entre 5 e 10 de Outubro, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

À parte o futuro, destacar-se com as suas criações na Cidade de Nova Iorque, onde se encontra, foi importante para Taússy Daniel, porque aquela é uma das capitais da moda mundial. “Sinto-me a abrir as portas para os outros estilistas moçambicanos. Quem sabe, assim, o nosso país pode passar a olhar para moda como algo sério”.

Com a moda, em parte, o que Taússy Daniel pretende é passar a mensagem de que acreditar nos sonhos e trabalhar para a sua concretização é sempre imprescindível. Por exemplo, este ano, a estilista foi convidada para apresentar uma colecção em Paris, mas não foi porque optou em preparar-se melhor para o New York Fashion Week. Não obstante a sua entrega ao trabalho, quando se aproximou a empresas de telefonia móvel, a bancos e a instituições de turismo, não teve qualquer resposta positiva. Nenhuma entidade percebeu que a apresentação da sua colecção poderia contribuir para atrair turistas para o país. “Temos de apoiar a cultura porque não é só de futebol que colocamos o nome de Moçambique num patamar mundial. Depois da minha apresentação aqui em Nova Iorque, tive muitas pessoas a perguntar-me onde é Moçambique”.

Segundo disse Taússy Daniel, foi a única moçambicana seleccionada para participar no New York Fashion Week. “É uma honra enorme poder representar todas as mulheres moçambicanas e africanas, todos os jovens empreendedores e poder mostrar a todos os estilistas nacionais que é possível viver da moda”.

Nos Estados Unidos, Taússy Daniel estreou-se em eventos de moda em 2017. Cinco anos depois, quer continuar a percorrer o seu caminho.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Princess of Africa (@taussy_)

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *