Stewart Sukuma distinguido com o Estatuto de Cidadão Honorário de Quelimane

Stewart Sukuma distinguido com o Estatuto de Cidadão Honorário de Quelimane

- in Notícias

Ontem, 16 de Dezembro, o Conselho Autárquico de Quelimane distinguiu o músico moçambicano, Stewart Sukuma, com o “Estatuto de Cidadão Honorário da cidade de Quelimane”, durante uma cerimónia dirigida pelo Edil de Quelimane, Manuel de Araújo.

De acordo com a nota de imprensa enviada à Moz Entretenimento, esta distinção pretende homenagear o percurso de um artista que passou parte significativa da sua adolescência na cidade de Quelimane. Foi neste ponto de Moçambique que Sukuma definiu-se como cidadão e artista, influenciado e inspirado pela tradição e identidade do povo zambeziano e sobretudo pela energia da cidade de Quelimane.

Para Manuel de Araújo, Stewart Sukuma nunca saiu de Quelimane e esta ligação reflete-se na sua música ou na sua poesia eternizada no livro “O Alfaiate e a Arte de Costurar o Amor”. O edil acrescenta que o músico e activista não é apenas uma referência artística, mas sim de cidadão activo e sempre engajado na construção de um país melhor.

Na sua intervenção, Stewart Sukuma agradeceu o gesto e disse que “os lugares, as pessoas e os cheiros que descobri até aos meus 14 anos, continuam vivos e com muito significado. Este reconhecimento renova e eleva o amor que sempre senti pela terra“.

O Conselho Municipal de Quelimane atribuiu igualmente um Certificado de Reconhecimento ao músico Stewart Sukuma pelos 40 anos de carreira. Na mesma ocasião, teve lugar o lançamento do livro “O Alfaiate e a Arte de Costurar o Amor”, da autoria de Stewart Sukuma. O livro foi apresentado pelo Professor Doutor Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *