Saiba tudo sobre o “Yaba Buluku Boys” e o seu hit

Saiba tudo sobre o “Yaba Buluku Boys” e o seu hit

- in Curiosidades

Yaba Buluku Boys” é um grupo musical moçambicano, composto por DJ Tárico (produtor), e os cantores Nelson Tivane e Preck, que ficou mundialmente conhecido depois de lançar o hit “Yaba Buluku”.

DJ Tárico é um produtor musical, Nelson Tivane e Preck são cantores e compositores nascidos na cidade de Maputo, capital de Moçambique.

O grupo foi formado depois do sucesso da música “Yaba Buluku”, que faz parte do álbum Moz Piano Vol.2 de DJ Tário.  A ideia desta música surgiu do DJ Tárico, que produziu a música, e chamou o Preck, por causa da energia que a mesma transmite, foram ao estúdio gravar, mas ele sentiu que faltava uns toques do Nelson Tivane.

Preck já tinha a letra da música, mas depois foi descartada, pois Nelson trouxe a ideia de “Yaba Buluku”. Esta foi a última música do álbum “Moz Piano Vol.2” a ser gravada, mas é a mais popular.

Quando a música “Yaba Buluku” foi lançada recebeu muitas críticas por parte do público moçambicano, alegando que o seu conteúdo é obsceno, mas os autores não se deixaram abalar.

Nós já estamos acostumados com críticas, é sabido por todos que moçambicanos não gostam de apoiar aquilo que é nosso, isto é, sempre vemos defeitos naquilo que nos identifica como moçambicanos. Já estávamos à espera das críticas, sempre que fazes algo bom as pessoas sempre vão falar mal.” – defende DJ Tárico.

Em pouco tempo, as opiniões começaram a ser abafadas, e o sucesso da música falou mais alto, em todo canto só se escutava a mesma. DJ Tárico conta que eles não pensavam que fossem fazer tanto sucesso assim, principalmente devido a pandemia, mas decidiram arriscar e lançar o som.

Agora, “Yaba Buluku” conta com cerca de 2 milhões de visualizações no Youtube e, recentemente, ganhou uma remix com o cantor nigeriano, Burna Boy, fruto do projecto “Geobek Standard”, do produtor executivo musical Geobek.

Geobek já visitou o estúdio de DJ Tárico, quando trabalhava com a Shellsy Baronet e Laylizzy, então quando escutou o “Yaba Buluku” entrou em contacto com os autores para saber mais dos seus sonhos, e fez o convite para entrarem no projecto Geobeck Standard.

“…foi motivacional para podermos trabalhar ainda mais pela cultura moçambicana, tomando em conta que não é fácil trabalhar no mercado de Moçambique. Goebek surgiu como um Deus, pois estamos a internacionalizar a música moçambicana e a nossa imagem, por isso, sentimo-nos muito honrados por ele ter apostado em nós.” revela DJ Tárico.

Para DJ Tárico, a maior conquista que tiveram até agora é poder colaborar com Burna Boy, e alcançar um nível internacional.

A colaboração com Burna Boy é muito incrível e vai dar-nos  muitos frutos, vai alavancar a nossa carreira ao mais alto nível e vamos fazer o máximo possível para manter esse nível que Geobek trouxe para nós.” – concluiu.

A remix de “Yaba Buluku” com Burna Boy não é só uma vitória dos autores da música, mas sim de todos os moçambicanos, pois que vão ganhar visibilidade e ter abertura para outros talentos furarem o mercado internacional, seguindo os ideais do Geobek Standard.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *