Saiba por onde anda a Didácia, a dona dos hits “Ndhaneta” e “Fungulani masu”

Saiba por onde anda a Didácia, a dona dos hits “Ndhaneta” e “Fungulani masu”

- in Curiosidades

Por: Killo Bizzo

Didácia é uma daquelas artistas que lançaram hits e depois sumiram do mercado deixando um grande vazio na música moçambicana. Sem uma presença forte nas redes sociais, Didácia não tem dado pistas de onde anda, fazendo com que muitas pessoas continuem a questionar o seu paradeiro e a sentir a sua falta!

Desta forma, a Moz Entretenimento viu-se no dever de produzir este artigo para matar a curiosidade de todos. Vamos a isso?

Didácia Assane, nome de registo, é uma cantora moçambicana, detentora de uma voz celestial, natural da cidade de Quelimane, província de Zambézia. Já vinha cantando de forma não profissional na sua terra natal, mas as coisas mudaram quando se moveu para Beira, onde conheceu o icônico cantor e produtor musical Sslowli, com quem gravou o seu primeiro álbum intitulado “Misseru” em língua “Cisena” (que significa “Problemas” em português), que fez sucesso no mercado por causa da repercussão positiva do tema “Ndhaneta“, seu maior hit. 

Por onde concretamente meteu-se a nossa diva Didácia? Por que parou de nos brindar com a sua voz angelical e sutil? Por qual razão sumiu das vistas dos moçambicanos e dos holofotes? Estas são as perguntas que não querem calar e que a Moz Entretenimento vai responder nos próximos parágrafos.

A verdade é que, actualmente, a artista em destaque está a viver no nosso país irmão, Angola. Ela casou com um angolano de nome Adão Ramos, sendo que o matrimónio foi contraído em Setembro de 2013, naquele país.

Didácia parou de cantar para dedicar-se inteiramente ao seu casamento, mas, alguns dizem que foi forçada pelo seu marido a deixar a música.

Para satisfazer os seus fãs e admiradores, em 2018, a cantora visitou a Pérola do Índico e passou do programa “Moçambique em Concerto”, da TV Sucesso, onde levou os telespectadores e o público em geral a uma enorme euforia quando cantou o seu sucesso “Ndhaneta”.

Entretanto, não se sabe o tempo que a Didácia ficará sem dar as caras aos holofotes e disponibilizar novos trabalhos musicais, ou se nunca mais ouvir-se-á a sua voz soar deliciosamente nos ouvidos daqueles que são os seus fãs e admiradores.

Curiosidade acerca da música intitulada “Ndhaneta”

Já que estamos a destacar o êxito “Ndhaneta”, é importante dizer que “estou farta”, traduzido para língua portuguesa vindo de “Cisena”, é uma música que fala de uma mulher, que já não recebe a devida atenção e carinho por parte do seu marido que, quando bebe, violenta-a domesticamente. A autora, sabendo desse mau-hábito, narrou uma história emprestando a sua voz para que as mulheres gritem “SOCORRO”, com o intuito de serem salvas deste malefício que vêm sofrendo há vários anos.

A música “Ndhaneta” foi produzida e escrita por  Sslowli, em 2008, e cantada na língua “Cisena” e “Echuwabo”, por Didácia, e faz parte do seu primeiro CD, dos três que tem, intitulado “Misseru”, composto por oito faixas musicais, dos quais “Fungulani massu” é um outro êxito da artista.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *