Principais dificuldades que alguns artistas moçambicanos encontraram no início das suas carreiras

Principais dificuldades que alguns artistas moçambicanos encontraram no início das suas carreiras

- in Curiosidades

Os mais experientes nesse tema dizem sempre que tudo no início não é fácil, principalmente no mundo artístico, onde os artistas passam muitas dificuldades, desde a identificação do estilo, a falta de patrocínio, gravação dos seus trabalhos, realização dos vídeos, promoção e disponibilização nas plataformas digitais.

Deste modo, hoje, a Moz Entrenimento traz exemplos de algumas dificuldades que os artistas mais enfrentam no início das suas carreiras.

Identificação do estilo

Esta é uma das partes mais importantes para os artistas, no início das suas carreiras, pois não é fácil encontrar um estilo que se encaixa perfeitamente a eles. E, também não é um processo que vai dar resultados de noite para o dia, porque é preciso investigar muito sobre como colocar a voz, compor músicas que serão compreendidas facilmente, tanto a nível de escrita, assim como de melodia.

Produção dos seus trabalhos musicais e audiovisuais

Tomando em conta que quando os artistas estão a iniciar as suas carreiras, a maioria deles, não têm condições suficientes para pagar um estúdio de qualidade ou um “video maker” prestigiado e, de uma certa forma, esses dois detalhes que parecem pequenos, mas podem vir a descredibilizar os seus trabalhos. É nesse ponto que entendemos que não basta ter só talento, se os seus trabalhos não têm qualidade.

Falta de patrocínio

No início da carreira, os artistas sempre têm muitas dificuldades de encontrar um patrocinador, uma vez que o ainda não são conhecidos, mas também para serem conhecidos é preciso que os empresários ou empresas apoiem-os, e isso não é só em Moçambique.

Promoção

As redes sociais vieram revolucionar a forma como os artistas iniciantes promovem as suas musicas, visto que, há alguns anos, só se preocupavam em fazer publicidade dos seus trabalhos na televisão e rádio, onde certos produtores de programas e apresentadores cobram para um artista desconhecido participar e isso acaba desmotivando o mesmo, pois muitos desses jovens talentosos ainda não têm condições mínimas para tal.

Enfim! Para a realização deste artigo entrámos em contacto com muitos artistas, que infelizmente, não mostraram abertura para contar as dificuldades que tiveram no início das suas carreiras, mas no meio disso, o cantor e compositor moçambicano, Humberto Luís, abriu o seu coração e disse:

Uma das dificuldades com a qual me deparei, lá no início foi, foi escrever as minhas próprias canções e, segundo, encontrar um estilo que se encaixasse perfeitamente no que concerne a voz, género musical, etc. E, não foi um processo da noite para o dia, investiguei muito relativamente a como compor músicas que fossem fáceis de serem compreendidas, tanto a nível de escrita, assim como de melodia e, depois achar o estilo musical certo, embora considero-me um artista versátil capaz de se enquadrar em qualquer estilo de música. Em linhas gerais, o que fiz foi me esforçar e  focar-me na música, levando-a a sério como se da minha vida se tratasse” contou Humberto Luís.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *