Poetisa moçambicana representa o país no Festival BBC Contains Strong Language

Poetisa moçambicana representa o país no Festival BBC Contains Strong Language

- in Literatura, Notícias

A poetisa e slammer moçambicana, Lorna Zita, vai representar Moçambique no Festival BBC Contains Strong Language, que será realizado no dia 26 de setembro, em Belgrado, Reino Unido.

Segundo o comunicado de imprensa enviado ao Moz Entretenimento, este evento vai acontecer num formato híbrido, ao vivo com artistas do Reino Unido e via zoom com os artistas cuja a viagem não foi possível por conta da pandemia, porém o público poderá acompanhar tudo pelas plataformas digitais.

As novidades da Lorna não param por aí, pois no dia 30 de setembro, a poetisa também vai representar o país no Campeonato Nacional de Poesia, designado por Slam Brasil, organizado por um dos primeiros percursor do movimento, Slam Estrela d’Alva.

Sobre Lorna ZitaLorna Zita também conhecida como “Black Melanin”, é orgulhosamente negra, é poetisa e Slamer residente em Moçambique. Tem levando o nome de Moçambique e conquistado corações ao redor do mundo com uma nova forma de ser e fazer poesia.

Prémios

  • Foi terceira classificada da primeira edição do Moz-Slam(campeonato de poesia falada).
  • Foi campeã da quinta edição e vice-campeã do Slam Delas realizado em São Paulo em Brasil;
  • Foi campeã da 22 edição do Slam Pé Vermelho realizado em Maringá no interior de Paraná;
  • Foi campeã do slam Paraná realizado em Maringá no Brasil;
  • Foi também campeã da 243 edição do Slam da Guilhermina.

Actualmente, Lorna trabalha como revisora e editora do Best New African Poets uma antologia destinada a poetas e escritores do continente africano.

Representou Moçambique em Zimbabwe em 2020 e 2021 no projecto Digipoems idealizado pela Page Poetry Alive em parceria com British Council e BBC Contains Strong Language.

Sobre o Festival BBC Contains Strong Language

Por sua vez, o BBC Contains Strong Language é o maior festival de poesia e performance do Reino Unido, e é o principal festival de poesia e palavra falada do BBC. uma co-comissão entre a BBC, Coventry City of Culture Trust, Writing West Midlands e Nine Arches Press, este ano vai acolher artista do Zimbabwe, Reino Unido e pela primeira vez Moçambique.

Agora em seu quinto ano, o festival de quatro dias acontece este ano em Coventry, uma vez que celebra ser UK City of Culture 2021 e será transmitido ao vivo pela BBC Radio e online. Foi criado pela BBC para Hull City of Culture em 2017 e tem acontecido anualmente desde então, viajando para Cumbria em 2020 antes de chegar a Coventry em 2021.

BBC Contains Strong Language 2021 é uma co-comissão entre a BBC, Coventry City of Culture Trust, Writing West Midlands e Nine Arches Press, este ano vai acolher artista do Zimbabwe, Reino Unido e pela primeira vez Moçambique.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *