Pedro da silva Pinto apresenta “Cinzas” no Franco-Moçambicano

Pedro da silva Pinto apresenta “Cinzas” no Franco-Moçambicano

- in Eventos, Notícias

Pedro da Silva Pinto vai apresentar nesta sexta-feira, 24 de Fevereiro, às 19h, no  auditório do Franco-Moçambicano, o projecto “CINZAS” que nasce de uma  residência artística no CCFM.  

Segundo o comunicado enviado à Moz Entretenimento, o projecto é o resultado de um processo orgânico, envolvendo músicos  amigos que partilham um objectivo comum: criar algo novo, substancial e  sobretudo diferente, juntando habilidades e talento de: Chris Born, Texito  Langa, Muzila, PIZZAWPINEAPPLES e João Graça.

Bilhetes à venda ao preço de 500.00/400.00MZN (Clube Cultural, estudantes e  <12 anos).

SOBRE OS ARTISTAS 

Pedro da Silva Pinto 

A meio de uma formação em gestão empresarial e psicologia industrial através da UNISA em Johanesburgo, decidiu seguir um rumo profissional  completamente diferente.  

Autodidata e apaixonado por música, ele é um dos fundadores da banda  moçambicana 340ml e da editora musical com o mesmo nome. O conjunto  lançou o álbum “Moving” em 2004 e o “Sorry for the delay” em 2008. Após alguns anos radicado na vizinha África do Sul, decide regressar a Moçambique  onde integra outros projectos tal como os 340million e o cine-concerto “Rouch  100” em homenagem aos cem anos do realizador e antropólogo Jean Rouch.  Mais recentemente, participou no projecto audiovisual “Continuadores”.  

A sua carreira inclui também um historial de produção e sound design de  conteúdos audiovisuais, maioritariamente para documentários de desenvolvimento social e mudança de comportamento, em colaboração com ONGs nacionais e internacionais. Actualmente, é programador musical e  gestor de produção na Fundação Fernando Leite Couto

Chris Born 

Produtor, engenheiro de áudio e sound designer. Activo nas áreas de música,  cinema e instalações de arte. Com uma abordagem holística, explora novas  possibilidades sonoras e a relação com os espaços e públicos. 

Compôs música e sound design para o videogame norte-americano Deadly  Edge. Produziu o espectáculo audiovisual “MUAVE” que explora rituais  tradicionais moçambicanos. Gravou e misturou o terceiro álbum do músico sul africano Bongeziwe Mabandla, premiado no South African Music Awards 2019. 

Colabora com artistas de destaque, tal como Win Butler do projecto Arcade  Fire. Produz áudio para organizações como a Save the Children, UNICEF e WWF.  Actualmente, gere um estúdio de produção áudio em Maputo. 

Texito Langa 

Texito Langa é um artista multifacetado, conhecido principalmente como um  virtuoso baterista-percussionista cuja versatilidade não conhece fronteiras. Com  formações diversas, os projectos de Texito são um somatório de suas  experiencias musicais e filosofia de vida. Sua paixão por aventuras harmónicas,  complexidades rítmicas em expressões melódicas simples, mas profundas,  combinadas com sua herança musical africana, tornam sua música, som e  percussão únicos e exóticos.

Texito iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade em Maputo,  sua cidade natal. Como compositor, começou a escrever com seriedade e a  interpretar a sua própria música aos 9 anos. Desde então, liderou, fundou e  dirigiu diversos projectos musicais, assim como organizou inúmeros eventos e  festivais de música. 

Texito dirige seu próprio selo, Ancient Root Lab Productions, através de qual as  suas músicas e produções são lançadas. 

Muzila 

Muzila Xavier Malembe nasceu em 1979, na cidade de Maputo. Músico  profissional desde 2007 especificamente como cantor/compositor e  saxofonista, fazendo desde então performances e colaborações entre  projectos locais, nacionais e internacionais. 

É membro fundador do quarteto das sessões de jazz, com nome: Jazz &  business network, que abrilhantam algumas casas de pasto da cidade de  Maputo e arredores. Tem também participação activa na Banda “Ghorwane”,  carinhosamente apelidada pelo presidente Samora Machel “Os bons Rapazes”. 

De momento trabalha no seu primeiro álbum, onde conta com a participação de artistas de renome nacional e internacional. 

PIZZAWPINEAPPLES 

Bruno Saranga, nascido a 26 de Dezembro de 1998, mais conhecido como  PIZZAWPINEAPPLES, é um músico multi-instrumentista, engenheiro de som,  fotógrafo e artista visual moçambicano

Foi o primeiro membro dos estúdios Cypher e Mozafria, para mais tarde se  tornar co-fundador do colectivo emergente, The Other Room, PIZZA apresenta  uma imensa variedade no seu som, cujo actual género de centralização é  alternativo. 

Participou na série “Genius livestream”, “The Cosign Live”, em meados de  Fevereiro de 2021 com o seu single “Layers” e coma a ajuda de inúmeros  apoiastes moçambicanos, ganhou, tornando-se o segundo “hall da fama” do  concurso. 

Bruno é director de arte em várias das capas dos seus álbuns. Mostra também  uma experiência intuitiva no desenho, esboço e colagem, na qual continua a  explorar e expressar o seu amor pelo abstraccionismo. 

João Graça 

João Graça nasceu em 1979. Estudou Design de Comunicação e é mestre em  Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. É um dos membros  fundadores da Anima Estúdio Criativo, com sede em Maputo, Moçambique, o  seu país de origem, onde se estabeleceu como documentarista. Tem ainda o  compromisso de estimular a produção cinematográfica em Moçambique, com  projectos que integram jovens talentos. 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *