Danny Timane e Altino Mandlaze falam sobre o Cancelamento de Artistas

O programa “Batidas” desta terça-feira, 21 de Março, recebeu o articulista cultural Altino Mandlaze e o pastor Danny Timane para um debate sobre a campanha de cancelamento que está a ser movida para alguns artistas moçambicanos, nos últimos dias.
Como pontapé de saída, Puto Aires, apresentador do programa, começou por contextualizar aquilo que está a acontecer no país, dizendo que estão a ser cancelados os artistas que se mostraram indiferentes em relação à morte do Azagaia, não tenho ido ao velório, funeral e não terem se manifestado sobre a marcha que estava planeada em homenagem ao rapper, tendo acabado em tragédia.
Quando teve direito a palavra, Altino Mandlaze explicou como acontece o cancelamento e disse que, por um lado, os artistas não são obrigados a irem ao funeral dos colegas e até podem não conseguir ir em caso de perda de um familiar, mas o errado é ser indiferente sobre o assunto. Por outro lado, Altino disse que os seguidores têm o direito de cancelar os seus ídolos quando estes têm comportamentos que não são do seu agrado como o que está a acontecer agora, mas neste caso, há campanhas que são movidas por outros interesses ou problemas pessoais com certos artistas que são escolhidos a dedo.
Por sua vez, Danny Timane deixou claro que o cancelamento não se deve ao facto dos artistas não terem ido ao funeral do Azagaia, mas sim devido à insensibilidade que muitos tiveram sobre o que aconteceu no dia da marcha, que deixou o povo lesado. Para o pastor, o povo é que colocou os artistas na posição em que se encontram e não faz sentido que não se manifestem quando este mesmo povo está a precisar do apoio deles e do seu poder de influência que foi criado por eles.
Como solução, Altino Mandlaze invocou a figura do “Assessor de Imprensa” como uma peça importante neste momento, pois a maioria dos artistas gere as suas redes sociais por conta própria e acaba falhando muito sobre o que comunica e a hora em que transmite esta comunicação. Por outro lado, Danny defendeu que os artistas devem saber se colocar no chão e pedir desculpas pelas suas acções, reconhecer que erraram e mostrar que se importam com o povo.