“O ancoradouro do tempo” novo filme de Sol de Carvalho

 “O ancoradouro do tempo” novo filme de Sol de Carvalho

Um dos mais conceituados cineastas moçambicanos, Sol de Carvalho, escolheu a Ilha de Moçambique, para filmar o seu mais recente filme intitulado “Ancoradouro do tempo”, que foi adaptada do livro “A varanda do Frangipani”, de Mia Couto.

Segundo O País, durante mais ou menos 20 anos, Sol de Carvalho “evitou” a possibilidade de adaptar um filme de Mia Couto para o cinema. O receio de falhar contribuiu para que o realizador adiasse levar a obra do escritor à grande tela – Sol entendia que apenas um grande realizador de nível mundial poderia fazer um filme sobre a obra de Mia que o escritor merecesse. No entanto, a coragem venceu o medo e Sol de Carvalho realizou Mabata bata, há alguns anos, e tudo correu maravilhosamente bem, o que até se pode medir pelo número de prémios: 17.

O ancoradouro do tempo, com efeito, é uma história, de alguma maneira, improvável, no enredo há um polícia bom, que quer ser justo, honesto e que se entrega a essa grande caminhada contra tudo e contra todos. Essa personagem acredita que, sendo um bom polícia, pode contribuir para construir um mundo melhor. Para Mia Couto, esse polícia existe e precisa ser encontrado. “Foi bom trabalhar com o Sol, com o Mário Mabjaia e com toda a equipa. Foi um grande estímulo para fazermos um segundo filme. Acho que este filme será um marco para o cinema moçambicano, sem dúvida nenhuma”, confessou o escritor.

O ancoradouro do tempo foi orçado em cerca 600 mil euros, cerca de 40 milhões de meticais, dos quais 70 mil euros, quase 5 milhões de meticais, foram usados para logística. Na Ilha, as rodagens iniciaram uma semana depois do Ciclone Gombe, o que complicou e muito o trabalho da produção, afinal, todo o cenário anteriormente montado, ficou destruído. A equipa começou as rodagens sem luz e teve de usar um gerador. Ainda assim, apensar das complicações de ordem natural e logística, Sol de Carvalho adianta que uma das coisas mais certeiras que fez na vida profissional foi levar as rodagens a Ilha de Moçambique.

Agora, a fase que se segue é o da pós-produção e dos efeitos especiais. O filme deverá ficar pronto em oito meses. No entanto, em Moçambique, poderá ser exibido depois da apresentação no circuito de festivais internacionais.

Moz Entretenimento

http://mozentretenimento.co.mz/

Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.

Veja estes artigos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades no seu email!