Norte de Moçambique no Festival Azgo 2018 com o projecto Nuchukuro

Norte de Moçambique no Festival Azgo 2018 com o projecto Nuchukuro

- in Eventos, Notícias
0

Nuchukuro é um projecto musical nacional promissor. Constituído pelas vozes que actualmente representam o folclore da região norte do país, nomeadamente Aly Faqui, Irmãs Belita e membros da banda Eyuphuro.

Trata-se de um grupo integrado por músicos com várias décadas de sucessos a nível nacional e internacional, que decidiu juntar-se para prosseguir com o legado de referências como Zena Bacar.

Com estilos distintos e com marcas já conhecidas pelos moçambicanos, Nuchukuro trabalha a fusão do tufo com a rumba e a kwassa kwassa para interpretar uma música cuja influência do islão, religião dominante na região norte do país, é um dos elementos que a distingue.

A banda ainda não possui nenhum registo discográfico mas já se encontra a trabalhar no seu repertório, sendo que parte da performance será feita pela apresentação de alguns inéditos.

Não fugindo ao que, individualmente, já mostraram ao longo das suas carreiras, as suas canções serão o retrato e as lágrimas das classes marginalizadas, que ainda vive nos meios rurais e sem muitas possibilidades de desenvolvendo.

Embora os músicos já sejam sobejamente conhecidos, em conjunto, vão apresentar-se pela primeira vez ao grande público no dia 19 de Maio, na 8ª edição do Festival Azgo, em Maputo.

É sem dúvida, consideram os entendidos na matéria, uma união que vai reforçar a pujança da música tradicional moçambicana, que ainda mantém preservada a identidade e a cultura moçambicana.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Paulo Chibanga, director do Festival AZGO, participa no WOMEX 2018

O director do Festival AZGO, Paulo Chibanga, a