Ngoma 2022: Stewart Sukuma ganha “Prémio Carreira”

Ngoma 2022: Stewart Sukuma ganha “Prémio Carreira”

- in Notícias

Ontem, 2 de dezembro, o conceituado músico moçambicano, Stewart Sukuma, foi consagrado vencedor do Prémio Carreira da 34ª edição do Ngoma Moçambique, a maior parada de sucesso da música moçambicana.

Na sua intervenção, Stewart Sukuma dedicou o prémio a “todas as mulheres que sofrem todo tipo de violência. Não calem a boca. Denunciem”, disse o músico que, neste ano, celebra 40 anos de carreira, confessando ainda que não estava à espera de ser galardoado.

“Não esperava. Sinto que a missão não está concluída, contudo, devo assumir que estou orgulhoso do caminho percorrido e sinto-me valorizado e reconhecido nas artes no meu país”, acrescentou Stewart Sukuma.

Este é o segundo reconhecimento ao Stewart Sukuma este ano, pois, em Novembro, foi tributado pelo colectivo TP50 no concerto “Sukumando”.

Refira-se que o prémio carreira do Ngoma Moçambique é atribuído a músicos ou bandas com mais de 25 anos de carreira, cuja obra contribuiu para o imaginário colectivo dos moçambicanos através da arte. Por sua vez, Sukuma foi um dos primeiros artistas a receber prémios do Ngoma em anos consecutivos e no seu portfólio conta com outros 5 troféus, nomeadamente, Prémio Imprensa de 1992 com “Josefina”, Canção Popular de 1995 com “Julieta”, Melhor Canção 1996 com “Afriquite”, Canção Popular de 2008 com “Felizminha” e Canção Popular de 2010 com “Xitsuketa Marrabenta”.

Os artistas mais premiados do Ngoma Moçambique: Stewart Sukuma e Mr. Bow

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *