A ministra da cultura e turismo, Eldevina Materula, visitou na última sexta-feira (26/06), pela primeira vez, o Museu da Mafalala, onde garantiu uma intervenção por parte do MICULTUR (Ministério da Cultura e Turismo), na promoção do roteiro turístico ao bairro histórico, Mafalala, com enfoque ao Museu, construido no âmbito do projecto Protecção Patrimonial e Desenvolvimento Local, liderado pela Associação IVERCA – Turismo, Cultura e Meio ambiente.
Na ocasião, Eldevina Materula destacou o papel da Associação Iverca na preservação do espólio cultural de Mafalala, destacando que “O Museu Mafalala é um espaço que carrega uma parte importante da nossa história e pensamos que devemos investir no estabelecimento de um roteiro. Por isso, vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou Materula.

Na sua visita ao Mafalala, Eldevina Materula, esteve acompanhada por uma equipa de técnicos da área de promoção do Turismo e da Cultura, desde o Director Nacional do Turismo (DINATUR), Cândido Langa, e Presidente do Conselho Directivo da Federação Monçambicana de Turismo e Hotelaria (FEMOTUR), Quessanias Matsombe, tendo visitado locais de enorme importância ao bairro como é o caso da árvore sagrada Mphama, a antiga casa da escritora Noémia de Sousa, a rua da exposição Mafalala Blues, as Casas de Madeira e Zinco entre outros desaguando no Museu da Mafalala.
A visita insere-se no âmbito das estratégias que estão a ser desenhadas para potencialização do Turismo Doméstico, uma das prioridades da sua governação.
Facebook Comments