Mia Couto prestigiado com o Prémio José Craveirinha 2022

Mia Couto prestigiado com o Prémio José Craveirinha 2022

- in Literatura, Notícias

O escritor moçambicano, Mia Couto, é o grande vencedor do Prémio de Literatura José Craveirinha 2022. O anúncio foi feito esta segunda-feira, no Paços do Conselho Municipal de Maputo, num evento dirigido pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

De acordo com a nota publicada nas redes sociais do MICULTUR, o júri do prémio escolheu Mia Couto pelo seu rico contributo na literatura moçambicana, e, sobretudo, pela sua escrita, que abarca romances, contos, poemas, ensaios e outros géneros.

Durante o evento, Eldevina Materula congratulou o galardoado e referiu que “o Governo encoraja iniciativas deste género e que a AEMO deve continuar a abraçar os seus associados vivos e não vivos e a celebrar a vida e a obra de cada escritor moçambicano, contribuindo, assim, para a coesão e harmonia social”.

O Prémio de Literatura José Craveirinha é o maior galardão literário nacional. Desde 2003, reconhece e premeia o percurso de escritores moçambicanos e o seu contributo nas artes e cultura. Assim, Mia Couto é o 11⁰ vencedor. O escritor moçambicano, após receber o prémio, disse aceitar o galardão com honra e deixou um apelo para que os manuais escolares contemplem os textos da nova geração de escritores e não apenas os consagrados.

“É preciso que os escritores novos sejam conhecidos. Os jovens devem ser publicados, devem constar dos manuais escolares, devem ser as novas vozes e devem ser estudados nas escolas.”

A cerimónia foi marcada por momentos de música, declamação de poemas, teatro e teve representações dos organismos envolvidos, designadamente, a AEMO, a HCB, o Conselho Municipal de Maputo, a família Craveirinha, os académicos, a nata de escritores moçambicanos e os diversos convidados.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.