Mia Couto e Nataniel Ngomane representam Moçambique no Prémio Oceanos 2021

Mia Couto e Nataniel Ngomane representam Moçambique no Prémio Oceanos 2021

- in Literatura, Notícias

Mia Couto e Nataniel Ngomane representam Moçambique na edição 2021 do Prémio Oceanos, nas qualidades de escritor semi-finalista e júri, respectivamente. 

Nesta edição, Mia Couto é o único escritor moçambicano e concorre com o livro “O Mapeador de Ausências”, lançado em Novembro de 2020.

De acordo com a publicação brasileira, Publishnews, citada pelo Jornal Notícias, os títulos que concorrem no Prémio Oceanos 2021 foram publicados por 34 diferentes editoras e escritos por autores de quatro continentes. O Brasil está representado por 16 romances, sete livros de poesia e sete de contos, totalizando 30 obras. Portugal classificou 20 livros: oito romances, sete livros de poesia, três de crónicas, um de contos e uma dramaturgia.

O Notícias escreve ainda que, entre Agosto e Novembro, o Júri Intermediário, composto por sete desses profissionais, analisa as obras semi-finalistas para eleger as 10 finalistas. Para além do moçambicano Nataniel Ngomane, estão entre os membros do júri os brasileiros Beatriz Resende, Eliane Robert Moraes, Fábio Weintraub e Ricardo Aleixo, os portugueses Maria João Cantinho e Pedro Mexia.

Entre Novembro e o início de Dezembro, o Júri Final, formado por outros sete profissionais, analisa os 10 livros finalistas para eleger os três vencedores. Este júri, por sua vez, será composto pela angolana Ana Paula Tavares, pelos brasileiros Itamar Vieira Júnior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Verónica Stigger, e pelos portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel.

Os vencedores do Prémio Oceanos 2021

É importante destacar que os três vencedores do Prémio Oceanos dividirão um total de três milhões e sessenta mil meticais, distribuídos da seguinte maneira: 1.468.800 meticais, para o primeiro classificado; 979.200 meticais, para o segundo lugar; e 612 mil meticais para o terceiro.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *