Mantra “Eu sou Cabo Delgado” junta mais de 500 jovens em repúdio aos ataques

Mantra “Eu sou Cabo Delgado” junta mais de 500 jovens em repúdio aos ataques

- in Destaque, Notícias

Num cenário em que o mundo pára em observação e em luta à pandemia Coronavírus, em Moçambique assiste-se em segundo plano os ataques na província Cabo Delgado entre as Forças de Defesa e insurgentes que já duram mais de 2 anos, resultando em mortes e abandono territorial.

Na ordem desses acontecimentos, jovens moçambicanos, em nome do projecto Orgulho Moz “lançaram” ao nível das redes sociais a mantra ou movimento “Eu Sou Cabo Delgado” em repúdio aos ataques e como forma de alertar a quem de direito de levar o assunto como algo grave.

José Carlos Maria Xpião, observador cultural e um dos expoentes máximo do movimento, conta que a iniciativa já junta mais de 500 jovens de diferentes partes do país que se unem numa só única voz, negando com que falar de Cabo Delgado seja sinônimo de ataques militares. A agenda é única e bem definida “Despertar a juventude de outras províncias a olhar para Cabo Delgado como uma província também desse país, por via disso, abraçarem a ideia, e assim, poderá chegar mais longe” – conta, revelando que está tendo o efeito desejado, ainda que não seja na proporção que se almeja “Sente-se o abraço de gente de todo o país, mais de 500 pessoas em pouco tempo abraçaram a ideia” – sineta.

O movimento funciona através de um grupo no whatsapp, onde os internautas envia a foto e posteriormente é montada ao lado a moldura com a frase de ordem “Eu Sou Cabo Delgado “, devendo partilhar todas imagens ligados ao movimento que lhe for enviado.

Questionado se o movimento estará aqui a aparecer, igual a outros, por registar-se momentos difíceis como é o caso da tomada de localidades por parte dos insurgentes e caso nada seja noticiado possa evaporar, Xpião responde:

A ideia é continuar com esta campanha por tempo indeterminado, ou seja, enquanto não houver estabilidade naquele ponto do país, não cansaremos de difundir a nossa mensagem que é Que tal, Eu sou Cabo Delgado“.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *