Lançado o concurso do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021

Lançado o concurso do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021

- in Literatura, Notícias

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Literário Fernando Leite Couto (FFLC) 2021, entre os dias 14 de Dezembro e 28 de Fevereiro, dedicado à prosa.

Segundo uma nota de imprensa enviada a Moz Entretenimento, a partir deste ano, o prémio passou a ter parceria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, da Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM), da Câmara Municipal de Óbidos e do Moza Banco.

A mesma fonte diz que, agora, com o Moza Banco a apoiar o prémio, torna-se possível atribuir 150 mil meticais ao vencedor que, igualmente, terá a respetiva obra impressa pela CCPM e ganhará uma viagem a Portugal – para participar no Folio Literário de Óbidos e realizar, nessa cidade, uma residência literária. No seu regresso, o vencedor terá apoio do Camões – Centro Cultural Português, para divulgar a sua obra e orientar oficinas literárias, numa das suas delegações, em Moçambique.

O vencedor deverá ser anunciado no dia 16 de Abril de 2022, numa cerimónia, conforme os termos do número 9 do regulamento do concurso.

Exemplares da obra vencedora serão depositados no acervo da Biblioteca da Fundação Fernando Leite Couto; da Biblioteca do Moza Banco, das bibliotecas das delegações moçambicanas do Camões – Centro Cultural Português; da Biblioteca Municipal de Óbidos; da Biblioteca da Câmara de Comércio Portugal Moçambique e da Biblioteca Nacional de Moçambique, podendo ser disponibilizadas para consulta e/ou usadas em ações de formação que a Fundação Fernando Leite Couto possa promover, ao exemplo de oficinas literárias.

De referir que primeiro vencedor deste prémio foi Macvildo Pedro Bonde com o livro de poemas “A descrição das sombras”, em 2017, e o seguinte, depois de em 2018 se ter anunciado que o júri não encontrou uma prosa que justificasse a premiação, em 2019, Otildo Justino Guido, venceu com o livro de poesia, com a obra “O silêncio da pele”.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.