Kuvaninga promove obras de Ganhanguane Masseve em Outubro

Kuvaninga promove obras de Ganhanguane Masseve em Outubro

- in Eventos, Notícias

A partir de Outubro, a plataforma de edição e produção de livros com capas de cartão, Kuvaninga cartão d’arte, passa a destacar as obras dos seus autores durante um mês.

Para inaugurar a série de eventos à volta dos seus autores, a única editora moçambicana que aposta na produção de livros artesanais vai promover durante trinta dias as obras de Ganhanguane Masseve, nomeadamente “As Três Mulheres de Malunga” e “A Verruga de Martelo”.

A campanha que inicia a 1 de Outubro vai contemplar promoções dos livros, conversas sobre o autor e sobre os livros, feira de livro e uma sessão de autógrafos com o autor, em datas a serem divulgadas oportunamente.

As Três Mulheres de Malunga” é a vigésima segunda obra lançada pela editora e pela primeira vez em Outubro de 2015, na Província de Maputo, Município da Matola, durante a primeira edição do Festival Literatas, decorrido na Machava-sede e reeditada em Março de 2017.

De acordo com Eduardo Quive, prefaciando a obra, em “As Três Mulheres de Malunga” é-nos apresentada uma história de uma família que tem o seu eixo afectado pela doença, morte, rivalidades e ganância. Uma família com os laços feitos na base da poligamia, onde o Malunga tem três mulheres, como já nos esclarece o título, que travam um combate entre si quando ele padece e sucumbe ao chamamento da morte.

Este livro que não creio que seja uma história de poligamia, encaixa-se numa literatura moçambicana que se pretende mais dinâmica. Aqui, Ganhanguane Masseve mostra-se um leitor de grandes contadores de histórias da sua terra e transformou-se em autor dos seus próprios conflitos”, assume Quive.

Já “A Verruga de Martelo”, lançada em Março de 2018, é uma colectânea de contos que “faz a descrição de vários assuntos que apoquentam a nossa sociedade”, descreve Munib Faquir. Aliás, a proeza de Ganhanguane Masseve, segundo Faquir reside no facto do escritor ser um exímio contar de histórias: “com a sua vocação de apenas contar histórias consegue um feito altamente elogiável, por ter a capacidade de encarnar várias realidades que apoquentam a sociedade.

Sobre o autor

Ganhanguane Masseve nasceu a 23 de Fevereiro de 1982 na Cidade de Maputo, no então Hospital Miguel Bombarda e reside, actualmente, na Matola.

É licenciado em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica, onde foi Assistente nas cadeiras de “Planificação Curricular” e “Educação de Adultos”, e Assistente de Pesquisa em várias escolas da Cidade de Maputo. Foi estagiário no Centro de Reabilitação Psicológica Infanto-juvenil (HCM), e no Centro de Estudos Laborais da Biblioteca do Ministério da Educação, em Maputo, onde obteve maior contacto com a literatura moçambicana.

Venceu a edição de 2012 do Prémio Literário do Banco de Moçambique com o livro “As Três Mulheres de Malunga”, publicado pela Livaningo cartão d’arte (agora Kuvaninga), em 2015; e o Prémio Literário as Línguas em Português do Instituto Camões, Pólo da Beira, em 2013, com “No Reino do Asfalto”. Foi Menção Honrosa com o livro: “A Verruga de Martelo:” no Prémio Literário 10 de Novembro, em 2015.

Tem textos publicados no Jornal Notícias, Revistas Soletras e Literatas, Jornal da Universidade Pedagógica e BI. Foi Vice-Presidente do Movimento Literário Kuphaluxa, com sede no Centro Cultural Brasil – Moçambique.

É docente de Psicologia e Pedagogia na Escola da Comunidade Mahometana e Colaborador da IQRA TV.

Sobre a editora

A Kuvaninga cartão d’arte é uma plataforma que se dedica a edição e produção de livros com capas de cartão reaproveitado, conjugando com demais iniciativas artístico-sociais.

Faz parte de um projecto de desenvolvimento de artes e preservação do meio ambiente desenvolvido pela Tindziva – Comunicação & Ideias. Criado a 10 de Maio de 2012, a Kuvaninga dedica-se, entre outros, a edição e produção de livros, usando capas de cartão reaproveitado e demais utensílios para cobrir o miolo através de uma linha.

About the author

Te deixamos informado de tudo sobre os famosos moçambicanos e o que acontece no mundo de Entretenimento em Moçambique.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *