Kulungwana e CCBM apresentam exposições em homenagem póstuma ao artista Victor Sousa

Kulungwana e CCBM apresentam exposições em homenagem póstuma ao artista Victor Sousa

- in Eventos, Notícias

A partir do dia 7 de Julho, a Associação Kulungwana e o Centro Cultural Brasil-Moçambique apresentam duas exposições intituladas “O SORTILÉGIO ESTÉTICO” em homenagem póstuma pelos 70 anos de nascimento do artista plástico moçambicano, Victor Sousa.

Estas exposições retratam a importância de Victor Sousa no contexto das artes plásticas a nível nacional. Na Associação Kulungwana, a exposição estará patente até ao dia 29 de julho, sendo que no Centro Cultural Brasil-Moçambique será exibida durante um período mais longo, concretamente até ao dia 26 de agosto.

As duas exposições contam com obras da colecção do engenheiro Álvaro Henrique e da família do Victor Sousa, sob curadoria de Jorge Dias, que também foi curador da exposição dos 60 anos de idade do artista, que foi realizada no Centro Cultural Português, em 2012.

Saiba mais sobre Victor Sousa

Nascido em 1952, Victor Sousa tem uma extensa obra produzida em Moçambique e, muitas vezes, é considerado como tendo sido o primeiro professor moçambicano de artes plásticas na Escola Nacional de Artes Visuais. 

Foi também pintor, gravador, ceramista e escultor. Esteve sempre ligado ao Núcleo de Arte e a uma geração de artistas do seu tempo e a novos artistas que passavam frequentemente pelo seu atelier.

Perdeu a vida em 2017 e, sem dúvida, foi uma das figuras incontornáveis da arte moderna moçambicana

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.