Hélio Nguane representa Moçambique no Talent Press Rio, uma capacitação de jovens críticos de cinema

Hélio Nguane representa Moçambique no Talent Press Rio, uma capacitação de jovens críticos de cinema

- in Cinema, Eventos, Notícias

Entre os dias 7 e 14 de Outubro, o jornalista, produtor e crítico de cinema, Hélio Nguane, vai representar Moçambique, em um workshop intitulado “Talent Press Rio“, no  Rio de Janeiro, no Brasil.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, o workshop funciona como uma plataforma de capacitação de jovens críticos de cinema e jornalistas naturais e residentes de países lusófonos. 

Por sua vez, Hélio Nguane é o único jornalista dos países africanos de língua oficial portuguesa que fará parte do evento, juntamente com outros cinco críticos oriundos do Brasil. Os seus  seis selecionados para a edição de 2022 do Talent Press Rio, para além de acompanhar a programação do evento, participarão de seminários, mesas-redondas e masterclasses, sob mentoria de profissionais da área, com vista a  desenvolver conteúdo jornalístico sobre as longa-metragens projectadas durante a ocasião.

A posterior, os textos produzidos pelos participantes serão publicados no site talentpressrio.com, com destaque na página oficial do Festival do Rio.

É uma honra ser seleccionado para um evento desta natureza. Espero aprender técnicas para poder interpretar e escrever com mais propriedade sobre os filmes dos PALOP’s. E mais, espero que a minha seleção abra espaço para mais jovens jornalistas”, afirmou Hélio Nguane, citado pela nossa fonte.

O comunicado diz ainda que este evento, integrado na programação “Rio International Film Festival” que vai decorrer de 6 a 16 de Outubro, é uma iniciativa do Goethe-Institut, da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), da Berlinale Talents e do Festival do Rio, com O apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

De referir que, em 2021, Hélio Nguane participou na 14ª edição do Talent Press Durban- integrado na programação Durban FilmMart Institute-, na vizinha África do Sul.

Saiba mais sobre o Hélio Nguane

Nguane escreve sobre as artes e cultura, desde 2012. Colaborou com o matutino “Notícias”, onde manteve a coluna de crónicas “Retalhos e Farrapos”. Fundou e coordena a plataforma Mbenga Artes e Reflexões, um site de produção de conteúdos jornalísticos culturais e formação de jovens.

Para além disso, Hélio Nguane, é coordenador, produtor e sonorizador do programa de rádio “Cinema em Foco”, transmitido pela RDP África, 2019, para todos os Países Africanos de Língua Portuguesa.

Colabora regularmente para a revista de cinema pan-africano Awotele, escrevendo críticas e ensaios sobre a sétima arte dos países africanos de expressão portuguesa. 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *