Nascido a 3 de maio de 1966, em Lourenço Marques (actual cidade de Maputo), Carlos Gilberto Mendes ou simplesmente Gilberto Mendes é um renomado actor, encenador, apresentador, político e empresário moçambicano.
Gilberto Mendes no Desporto
Diferente do que muitas pessoas imaginam, Gilberto Mendes não começou a sua carreira no teatro, mas sim no desporto, tendo ficado conhecido como atleta, em 1977, quando bateu um recorde nacional na natação e fez parte da Selecção Nacional de Natação, durante muitos anos. Para além disso, praticou diversas modalidades, tais como basquetebol, hóquei patins e atletismo.
A sua paixão pelo desporto levou-o a assumir o papel de Presidente da Federação Moçambicana de Natação, de 2010 a 2014, e, actualmente, é responsável pela pasta de Secretário de Estado de Desportos, desde 2020.
Gilberto Mendes no Teatro
Gilberto Mendes estreou-se no mundo das artes como actor no filme intitulado “O Vento Sopra do Norte”, de José Cardoso , entre 1984 e 1985. Depois desta participação no cinema, recebeu o convite da Companhia de Teatro Mutumbela Gogo, de Manuela Soeiro, na peça “Nove Horas”, quando teve que substituir um actor que passou mal de saúde durante uma actuação.
Em 1992, o actor deixou a Companhia de Teatro Mutumbela Gogo e fundou a Companhia de Teatro Gungu, cuja primeira peça teve como título “Coração da Lagoa”. Actualmente, a Gungu conta com mais de 90 peças que já foram apresentadas.
Carreira na Televisão
Em 1996, Gilberto iniciou a sua carreira como apresentador de televisão, tendo comandado o programa “Fantasia”, na TVM, que descobriu vários artistas moçambicanos.
A TVM foi apenas um pontapé de saída, pois o apresentador passou pela STV, onde apresentou o programa “Conexões do Gil”, que depois passou para a Gungu TV, canal fundado por ele em 2012.
Fontes: Wikipedia, Arco de Notícias, Diário de Notícias, Jornal A Verdade, Jornal Domingo e MMO Notícias
Facebook Comments