Firmada a parceria entre a Khuzula Editora e o ARPAC- Instituto de Investigação Sócio-Cultural

Firmada a parceria entre a Khuzula Editora e o ARPAC- Instituto de Investigação Sócio-Cultural

- in Literatura, Notícias

No passado dia 6 de Abril de 2022, a Khuzula Editora e o Instituto de Investigação Sócio-Cultural (ARPAC) assinaram um contrato para a edição do livro Marrabenta. 

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à redacção da Moz Entretenimento, a assinatura do contrato teve lugar nas instalações do ARPAC, em Maputo, e foi rubricada pelos respectivos directores: Paulo Chibanga (Khuzula Editora) e Silva Dunduru (ARPAC). 

É uma grande honra colaborar com o ARPAC e iniciar esta jornada de corporação, esperamos que traga frutos para todos e sucessos acima de tudo das obras que faremos em conjunto, sentimo-nos muito satisfeitos que possamos apresentar produtos de qualidade e que as obras cheguem ao internacional.” – Disse Paulo Chibanga.

Fechámos um processo já iniciado a algum tempo e a nossa expectativa é que essa janela que se abre seja efectivamente a que permitirá levar este produto a várias pessoas.” disse Agnelo Navaia, membro do ARPAC.

Uma vez que a Khuzula tem uma via comercial, nós temos a necessidade de levar o grande produto e fazer chegar longe. O ARPAC é um parceiro com uma boa passagem técnica que pode contribuir para alimentar vários projectos, vamos trabalhar para multiplicar o que inicia.” – prossegue Agnelo.

Esta acção vem robustecer o propósito da Khuzula Editora, que decidiu dedicar a sua linha editorial à herança musical e artística que caracteriza o país. Ao assumir a edição do livro Marrabenta, a editora almeja contribuir para o acervo literário sobre a Música Moçambicana.

A nossa fonte refere ainda que o encontro entre a Khuzula e o ARPAC teve o seu ponto de partida com a edição do livro, em 2019, Timbila Thatu, de Marílio Wane (investigador do ARPAC). Nessa senda, as duas instituições querem abrir e construir um caminho de edição e divulgação académica sobre os desígnios da nossa música e das diversas histórias inusitadas, cinzentas e coloridas que adubam a nossa herança cultural. 

A Obra Marrabenta- Um Património Cultural Moçambicano, contou com colaboração de pesquisadores do ARPAC; João Vilanculos ( Em memória), Marílio WaneAgnelo Navaia e com colaboração de conceituado cantor moçambicano,  Hortêncio Langa (Em memória), e Victor Chibanga.

A Khuzula, para além desta edição com ARPAC, tem no seu prelo, para 2022, mais dois songbooks dos músicos: Chico António e Hortêncio Langa. 

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *