Fernando Amado Leite Couto cunduz a abertura da feira do livro da FFLC “Ler é uma Festa”

Fernando Amado Leite Couto cunduz a abertura da feira do livro da FFLC “Ler é uma Festa”

- in Eventos, Literatura, Notícias

Na quinta-eira, 01 de Dezembro, às 18.00 horas, Fernando Amado Couto irá conduzir uma sessão de conversa e partilha de leituras, na Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), que vai marcar a abertura de “LER É UMA FESTA”, feira do livro que irá decorrer até ao dia 20 de Dezembro, envolvendo sessões de autógrafos, venda promocional de livros, debates e conversas.

Segundo o comunicado enviado à Moz Entretenimento, o interlocutor inaugural, um dos filhos do patrono e um dos administradores da FFLC, irá partilhar os personagens literários que o ajudaram a moldar a sua personalidade e, de modo geral, a sua relação com a leitura e a literatura. As actividades prosseguem, a partir das 18.00 horas do dia seguinte, com a conversa “Estórias por Detrás De Histórias”, que terá como convidado o escritor Luís Artur, autor de “A PATRIA DE JOÃO LUCAS”. Na sessão, o autor irá partilhar o seu processo criativo numa conversa descontraída. 

Para o dia 3, às 10:00 horas, está agendada a Oficina de Jogos inteligentes para crianças. Esta sessão será conduzida pelo professor de Teatro Pedro Ventura. A mesma será composta por uma série de actividades para enriquecimento da personalidade, estimulando a autoaprendizagem lúdica, com jogos corporais, afetivos e cognitivos para crianças dos 4 aos 15 anos.  

A 6 do mesmo mês, às 18.00 horas, Mauro Brito, poeta e autor de literatura infanto-juvenil, irá intervir na sessão intitulada “Carta a um jovem leitor”. O orador imagina uma conversa com jovens leitores e não leitores desta e das próximas gerações. Reflete e sugere livros que mudaram a sua vida e a de muitos jovens escritores. Com essa provocação, escreve-nos uma carta que abre janelas a um legado ainda maior, como forma de ver e de ler a literatura moçambicana.

Da Beira, ao cair da noite (18.00 horas) de 08 de Dezembro, Adelino Timóteo falará do seu novo romance, “A Biblioteca debaixo da cidade”. Nesta obra, Timóteo resgata a mítica Beira, que jaz numa cave funda do seu passado glorioso. Trata-se de uma narrativa tão inventiva como ambiciosa do ponto de vista literário, com o envolvimento de um enredo sustentado pelo Laurentino Carambola, a Suzana, esposa do enigmático Mendes dos Remédios, que revela os segredos guardados no baú. Por via desta tríade, o leitor é desafiado a percorrer os labirintos, onde a História e a ficção caminham de mãos dadas, como também o fazem, o passado e futuro.

Sufaida Moyane apresentará, no dia 10, das 10 às 12 horas, o espectáculo de teatro infantil “O Monte de avestruz e o macaco azul”. A peça se desenrola numa floresta que terá um novo príncipe e em meio a alegria e ansiedade dos seus habitantes, um macaco azul protagoniza cenas que mostram o verdadeiro valor de uma amizade pura.  

No dia 12, celebraremos os 30 anos da primeira publicação de “Terra Sonâmbula” de Mia Couto, um dos romances clássicos do cânone da literatura moçambicana. O autor desta obra, considerada uma das 12 melhores do século XX, estará em conversa com os seus leitores, das 10 às 12 horas. 

Léo Cote, poeta e ensaísta, junta-se ao Ler é uma Festa, às 18.00 horas do dia 13, na rubrica “Estórias por detrás de estórias”.

Paralelamente com a programação acima descrita, haverá sessões de autógrafos com os autores de livros publicados sob chancela da Fundação Fernando Leite Couto, nas quais os leitores poderão, além de comprar os livros a preços promocionais, esclarecer as suas dúvidas sobre as respectivas obras literárias.

LER É UMA FESTA, que já vai na quinta edição, é um momento de encontro entre escritores e leitores para descortinar as ilusórias distâncias que os separam. Assim como uma oportunidade para conhecer os processos criativos e as estórias detrás dos livros, trocar sensações e impressões com outros leitores, e fazer selfies com os escritores.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *