“Extinção da G-Pro e Trio Fam: A pior coisa que aconteceu no Rap Moz” – Elves Mucachua

“Extinção da G-Pro e Trio Fam: A pior coisa que aconteceu no Rap Moz” – Elves Mucachua

- in Música, Opinião

Por: Elves Abel Mucachua

Em Moçambique, houve sem sombra de dúvida um momento em que o Rap estava a controlar o mercado musical, pois era normal um espectáculo ser somente de rap, isto porque naquele tempo os grupos e ou fazedores deste genéro musical estavam mais unidos como abelhas. Algo que nos dias que correm raramente acontece. Mas o que fez com que os grupos se separasse?

Bom, a falta de capital para sustentar alguns grupos de rap, pode aqui ser apontado como um dos principais problemas que deixou em ruinas o movimento Rap em Moçambique, sem squecer da corrupção e do desvio de capital por parte de alguns dos intengrantes no que concerne aos grupos.

Sendo assim, neste artigo trago o que pode ser visto como a pior coisa que aconteceu no rap Moçambicano.

O grupo Trio Fam, composto por jovens e pesos pesados no Rap, fizeram seu máximo pelo Hip-Hop nacional, como também aconteceu com a G-Pro que é um grupo conhecido internacionalmente, a separação destes grupos foi muito doloroso para os amantes do rap, e este fenómeno foi a pior coisa já aconteceu no Rap Moz.

Além de ser a pior coisa que aconteceu no rap nos últimos tempos. Estes e mais outros grupos, deixaram o Hip-Hop nacional numa crise geral, pois desde que foram “extintos” que não se ouve aquele rap competitivo, além do rap comercial que está inundar o mercado.

O outro pior cenário e que enfraqueceu com certeza o rap nacional foi quando o grupo Dabo Boys comandado pelo Dj Dabo, anunciou que já não tinha fundos suficientes para continuar com os pés bem assentes na terra, este episódio foi um dos mais destacados na imprensa moçambicana, ao ponto de se apelar aos empresários para patrocinarem o grupo, mas sem sucesso, pois não houve nenhum empresário que deu patrocínio. O bom é que depois de um tempo, o grupo voltou a se afirmar no mercado.

Outro agrupamento que deixou de se fazer sentir sem nenhuma razão justificada, foi o grupo polémico LCD.

Segundo os especialistas, o tempo cura tudo, e esta dor já foi curada, mas será que futuramente poderemos ter os grupos G-Pro, LCD e Trio Fam de volta ao game?

O que achas?

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *