Estilos musicais mais tocados em Moçambique 

Estilos musicais mais tocados em Moçambique 

- in Curiosidades
(Foto By Freepik)

A música faz parte do nosso dia-a-dia e escutamos quando estamos felizes, bem como quando estamos tristes. Há música para todo tipo de ocasião e dança.

À semelhança de outros cantos do mundo, no nosso país existem aqueles estilos musicais que têm mais público em relação aos outros. 

Neste artigo, vamos falar daqueles estilos musicais que mais fazem sucesso em Moçambique, seja em relação aos artistas, assim como por parte do público.

Acompanhe a seguir:

Kizomba

A Kizomba faz muito sucesso em Moçambique e tem a vantagem de ser um estilo musical usado para expressar sentimentos, assim como para dançar, por isso, está presente nas nossas vidas em vários momentos. Por sua vez, é um dos estilos musicais no qual os artistas investem muito nos vídeos e estão constantemente na media.

Hip-Hop 

Conhecido pelo seu forte poder de intervenção social e exibicionismo, o hip-hop é um dos estilos musicais que mais fazem sucesso em Moçambique. As suas músicas têm um grande poder de influência na mudança de comportamento e pensamento das pessoas, e têm a vantagem de serem escutadas por pessoas de várias faixas etárias. Artistas como Azagaia, Duas Caras, Hernâni da Silva, Iveth e Dama do Bling arrastam milhares de seguidores nas redes sociais e fora delas.

Pandza

Comparando com os anos passados, no auge do Ziqo, Denny OG, DJ Ardiles e outros artistas, podemos dizer que o Pandza já teve bons momentos, mas nem por isso perdeu a sua relevância. É verdade que já não existem muitos artistas a fazerem Pandza, mas sempre que se toca músicas deste estilo, o público delira. Numa boa festa de música moçambicana não deve faltar um bom Pandza.

Amapiano

Actualmente, este é o estilo musical mais requisitado nas festas. As pessoas adoram dançar ao som deste estilo sul-africano, que está a conquistar o mundo, por sua vez, os seus fazedores estão sempre em Moçambique para fazer shows que deixam as casas de pasto lotados.

Marrabenta

Boa parte dos artistas da velha guarda fazem Marrabenta e as suas músicas não perdem validade. Apesar de não serem aquelas que mais são tocadas, sempre que se coloca uma Marrabenta o público vibra e abana a cabeça devido a tamanha qualidade melódica e de mensagem. A Marrabenta faz parte da nossa história, não é à toa que Moçambique também é chamado de “País da Marrabenta”.

Afro Pop

Novos tempos trazem novos hábitos e também com um pouco de toques do passado, e isso pode ser visto com o estilo musical Afro Pop que, actualmente, é muito popular devido a artistas como Justino Ubakka, Killua Rafael, Mavundja, entre outros. Em Moçambique, boa parte das músicas deste estilo musical são cantadas em changana ou ronga, mas isso não é nenhuma barreira para que a faça sucesso, porque as músicas carregam um sentimento de pertença.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.