Énia Lipanga no Festival de Poesia de Lisboa

Énia Lipanga no Festival de Poesia de Lisboa

- in Literatura, Notícias

A artista e activista social, Énia Lipanga, vai participar numa mesa redonda na sexta edição do Festival de Poesia de Lisboa, em Portugal, no dia 15 de Setembro.

“Uma oportunidade muito especial”. Começou por dizer, Énia Lipanga, acrescentando que não esperava ser convidada pela organização do Festival de Poesia de Lisboa, considerando a sua juventude no universo literário. “Eu vou participar num evento em que Mia Couto será homenageado. Além dele, estarão no evento outros grandes nomes da literatura, como Ondjaki. Participar num evento assim é espectacular”.

A participação da artista e activista social na sexta edição do Festival de Poesia de Lisboa será em Setembro. Se as condições sanitárias e logísticas forem favoráveis, a artista irá viajar para capital portuguesa. De outro modo, se as restrições impostas pela COVID-19 a impedirem de viajar, a alternativa será participar via online. Seja como for, para a autora de Sonolência e alguns rabiscos (poesia), é sempre uma excelente notícia poder conversar com autores de origens diferentes, até porque desde 2016 que a iniciativa portuguesa cumpre o objectivo de incentivar a leitura, fomentar a democratização da palavra e valorizar a poesia de língua portuguesa.

No Festival de Poesia de Lisboa, Énia Lipanga estará na mesa literária que vai discutir Itinerários das poetas do agora, a decorrer no dia 15 de Setembro, com a brasileira Heloisa Buarque de Hollanda e a portuguesa Judite Canha Fernandes.

O interesse de Énia Lipanga pelo Festival de Poesia de Lisboa fundamenta-se, igualmente, por ser uma iniciativa que busca “propor um diálogo com as poéticas da terra e suas narrativas históricas, em sentido amplo, por acreditar na sua centralidade e na sua transversalidade em nossas vivências social, económica e política”. Não obstante, Énia Lipanga espera que esteja num bom cruzamento, que a permite conhecer novas autoras.

Depois desta participação no Festival de Poesia de Lisboa, Énia Lipanga terá um texto publicado na antologia anual dos poetas que fazem parte do evento.

Portanto, enquanto a iniciativa literária não começa, Énia Lipanga “festeja” o êxito que teve no concurso literário do festival, na qualidade de membro júri: “Foi muito marcante e uma boa surpresa”.

Fonte: Karingana

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *