“Ellputology” – Primeiro projecto discográfico de Ellputo já está disponível em todas plataformas digitais

“Ellputology” – Primeiro projecto discográfico de Ellputo já está disponível em todas plataformas digitais

- in Notícias

Lançamento do projecto “Ellputology" de Ellputo

Na última quinta-feira, 9 de dezembro, foi lançado o primeiro projecto discográfico a solo do produtor moçambicano, Ellputo, intitulado “Ellputology” – a ciência que se dedica ao estudo da arte de Ellputo – é o pontapé-de-saída de um ciclo de projectos que o artista pretende propor aos seus seguidores, versados a outros ritmos e não ao hip-hop, seu estilo de sempre.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à redacção da Moz Entretenimento, “Ellputology” é uma reunião de seis músicas de estilo amapiano, que junta vozes de artistas em ascensão mais que já são notáveis no panorama musical moçambicano. A presença que não passa despercebida é de Mano Tsotsi, que reveste o projecto de um liricismo um tanto quanto cómico, a sugerir o lado mais despojado da vida. Anotam-se ainda as vozes singulares de Radjha Ali e Bruna Mendes, bem como do Blanco, que resgata a veia hip-hop que aos poucos se desvanece em Ellputo.

Mano Tsotsi, o único interveniente no CD presente no local, disse ter sido uma experiência muito boa e não esperava fazer parte de um trabalho de um dos maiores produtores do nosso país.

Antes de ser meu amigo, já era meu ídolo e sempre tive um sonho de cantar nas instrumentais produzidas por ele e hoje esse sonho tornou-se realidade”, enfatizou.

A nossa fonte adianta ainda que, as presenças artísticas no “Ellputology” transcendem a voz. Vasco Cuinica, com as magias do baixo e Sílvio Ferrão, com a devida singularidade da guitarra tornam o projecto mais maduro e emprestam a identidade moçambicana através de sonoridades locais. Aliás, mais do que isso, a EP vale por trazer línguas moçambicanas – xiChangana e Emacua – mesmo que a reivindicar o nosso espaço enquanto moçambicanos neste que é o ritmo do momento em todo o mundo, o amapiano.

Para além dos seis convidados, o projecto já disponível em todas plataformas digitais, contou com préstimos de várias mãos. Um deles é Hot Blaze, um dos que testemunhou o lançamento do primeiro “bebé” de EllPuto. Para Blaze, referenciado como quem ajudou a forjar algumas melodias, o lançamento de “Ellputology” significa o lançamento dele próprio, por isso a emoção é tanta.

Ellputo é uma pessoa que traz novas propostas na área de produção em Moçambique, sempre se desafia. não há ritmo que tenha medo de apostar em produção, por isso que ele é e sempre será melhor produtor da história de Moçambique”, sublinhou Blaze.

Roley, amigo e companheiro de Ellputo, frisou que mesmo sendo de uma escola de hip-hop, o que nos mostra aqui é de outro mundo, e é satisfatória porque “a música é boa, é excelente e estamos aqui para abraçar e respeitar a sua visão”.

Ellputo, enquanto tocava – num set que nos lembra o seu projecto Ellputo Music Experience – teve o cuidado e o prazer de explicar cada música que compõe o projecto – desde a ideia até a concepção – e as possíveis (des)leituras que se podem fazer. São estas, por sinal, “Swa ni fanela”, Can’t get away”, “Matilwene”, “Halifa”, “Sivale” e “You Know”.

Para o artista o sentimento é de missão cumprida: “podemos dizer que foi um sucesso, agora é só deixar as minhas raízes transformarem-se numa árvore”. Sobre o novo estilo, Ellputo não tem dúvida de que será uma grande surpresa e espera que seja uma surpresa boa.

Ainda há muito conteúdo pela frente, este é apenas o meu primeiro bebé, então acho que cada conteúdo que vier vai servir de suporte tanto para o anterior como para o próximo, e tenho a certeza que as pessoas vão começar a cobrar mais e mais e, por acaso, estou preparado para isso”.

Ellputo a tocar musicas do “Ellputology"

O lançamento de “Ellputology” deu-se num ambiente familiar, onde só estiveram pessoas que acompanham o artista durante os 20 anos de sua carreira e viveu-se, ao redor da piscina, uma atmosfera de felicidade e bem-estar, aliás, os gritos e aplausos são disso prova.

Capa do projecto “Ellputology"

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.