Eldevina Materula recebe em audiência a Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (Ameam)

Eldevina Materula recebe em audiência a Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (Ameam)

- in Literatura, Notícias

A Ministra da Cultura e Turismo Eldevina Materula recebeu, em audiência, na manhã desta segunda-feira ( 23), os membros da Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM), com objectivo de apresentar o novo órgão directivo da associação, eleito em 2022 e o projecto baseado na produção de um filme sobre os Cuidados de Saúde Primários (CSPs), em Moçambique, desde o período de tomada de posse do governo de transição em 1974 até finais de 1980.

Segundo o comunicado de imprensa publicada nas redes sociais da MICULTUR, na ocasião Hélder Martins, coordenador do projecto e actual presidente honorário da AMEAM, apresentou, de forma detalhada, as linhas gerais do projecto tendo referido que se trata de um filme considerado histórico, baseado em depoimentos e testemunhos de pessoas que conceberam os CSPs e vivenciaram todos os aspectos dos serviços de Saúde colonial e que assistiram e participaram nas transformações que se seguiram (nacionalização e socialização da saúde e adopção da abordagem CSPs).

Na sequência,  Nelson Tchamo, actual Presidente da AMEAM, disse que o grande objectivo da associação é promover as artes e estimular os médicos e outros funcionários da saúde a desenvolverem habilidades artísticas como uma actividade complementar. Frisou ainda que a produção do filme é uma das actividades prioritárias no presente ano e contam com apoio do MICULTUR, principalmente no acesso aos documentários – kucha Kanema e outros arquivos fotográficos e cinematográficos sobre a Saúde em Moçambique, no período em referência  e depositados no INICC.

Por sua vez a governante elogiou a iniciativa tendo demonstrado a sua abertura não só na disponibilização do material solicitado como também em outros aspectos relacionados ao projecto e outras actividades desenvolvidas pela AMEAM em prol das Artes e Cultura do país.

O projecto conta com o financiamento do MISAU. De acordo com valores advindos de outras fontes, poder-se-á alargar à produção do acervo documental, fotográfico, sonoro e audiovisual, considerada uma extraordinária contribuição para o registo da História de Saúde em Moçambique.

De referir que a produção do filme conta com a assistência técnica e artística da conceituada cineasta moçambicana, Gigliola Zacara. O lançamento do filme está previsto para o dia 6 de Setembro do presente ano.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *