Eduardo Jota: Uma das grandes promessas da música moçambicana

Eduardo Jota: Uma das grandes promessas da música moçambicana

O cantor moçambicano, Eduardo João Timana, mais conhecido pelo seu nome artístico Eduardo Jota, nasceu  a 28 de junho 1992, na província de Maputo.

Eduardo Jota começou a ganhar o gosto pela música muito cedo, quando ainda cantava na igreja, antes de saber o que é entrar num estúdio musical.

Em 2012, após a sua saída da Escola Secundária Zedequias Manganhela, fez a sua primeira música a convite de um ex-colega da Escola Secundária de Malhazine, onde percebeu que podia trazer bons conteúdos musicais unindo a sua voz e o amor pela música.

Anos depois, concretamente em 2014, começou a cantar nos restaurantes,  ganhando dinheiro para investir mais na música e também para terminar o seu curso no Centro de Formação Profissional de Água e Saneamento  ( CFPAS ). Sendo que cantou por 2 anos no restaurante Coculucho, 1 ano no Flor de Sal, entre outros abaixo de 5 meses.

Durante essa época,  já cantava, mas foi exactamente em 2016 que decidiu cantar profissionalmente. No mesmo período, visitou estúdios de renome para que pudesse gravar as suas músicas.

De 2016 a 2019, gravou nos estúdios M Family, Rebolation Music, Metical Music e The Visiow, onde saíram as músicas “Podem falar”, “Minha mulher”, entre outras, que o fizeram participar em muitos eventos e com artistas de renome.

O cantor participou no lançamento  do projecto “Sunangai I” de Justino Ubakka, que teve lugar no Hotel 2010 em Bagamoio, e também participou do  Festival do Pandza, a convite dos organizadores, depois que escutaram a música “Xiluva xanga“.

Durante a promoção das suas músicas, Eduardo recebeu um convite do Gilberto Mendes para fazer parte do projecto Anzol, que por sua vez pretendia direccionar muitos talentos, mas devido a questões organizacionais, o mesmo parou depois de um ano.

Recentemente lançou uma música intitulada “Ubile Hanse” ao lado do Ubakka, gravado no estúdio Metical Music, com o produtor N’leiser.

5 meses depois da música com Justino Ubakka,  gravou a música intitulada “A vá Fambele Kule” no estúdio The Visiow, que está a ser muito bem recebido.

Na sua carreira, o cantor tem recebido apoio do Fenias Macupe, Fashion Look 4 U, e da Agência 4 Corres Midia.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *