E o vencedor do Prémio Eugénio Lisboa 2022 é…Jofredino Faife

E o vencedor do Prémio Eugénio Lisboa 2022 é…Jofredino Faife

- in Literatura, Notícias

Ontem, 14 de dezembro, o escritor moçambicano, Jofredino Faife, foi anunciado como o vencedor da sexta edição do Prémio Imprensa Nacional Eugénio Lisboa, organizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O escritor concorreu sob o pseudónimo de Natália O. Campos com o trabalho literário intitulado “Teatro de Marionetes (ou Ensaio sobre a Mecânica Descritiva da Desertificação dos Homens)”, uma “narrativa distópica com tendência para a ficção científica”, nas palavras do júri, citadas pelo jornal “O Público“. 

Trata-se de “uma rara proposta literária em Moçambique”, acrescentou o júri, uma obra “criativa, complexa e de grande fôlego, deixando entrever o investimento posto na sua elaboração”.

De acordo com o jornal Notícias, Jofredino Faife será galardoado com cinco mil euros (praticamente 340 mil meticais) e publicação da sua obra devido a este grande prémio, que teve um júri constituído pelo poeta Mbate Pedro (presidente), Sara Laisse, directora da Fundação Fernando Leite Couto, e Paula Mendes, editora-chefe na Imprensa Nacional.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *