Disponíveis 1.5 Milhões de Euros para financiar sector cultural

Disponíveis 1.5 Milhões de Euros para financiar sector cultural

- in Notícias

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, lançou, esta segunda-feira, dia 27 de Junho, em Maputo, o projecto “Construindo com a música”, uma iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo e da organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, que será implementada em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Diapason, com financiamento da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

De acordo com a nota publicada nas redes sociais do MICULTUR, o projecto pretende desenvolver uma série de programas de intervenção com foco na formação, como oficinas, seminários, debates, e no apoio ao melhoramento de currículos das instituições públicas que leccionam cursos em artes, bem como no fortalecimento institucional do sector cultural e criativo em Moçambique.

O programa tenciona, igualmente, garantir a criação de ecossistemas capazes de estimular a inovação e a criação de novas empresas e o crescimento das existentes nos campos culturais e criativos, em particular musical, nas províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Nampula.

Após o lançamento oficial da iniciativa, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, disse que, com o projecto “Construindo com a Música, o Ministério da Cultura e Turismo, na qualidade de entidade do Governo que coordena, dirige e planifica a execução das políticas e estratégias nas áreas da cultura e turismo, pretende contribuir na melhoria do bem-estar e na qualidade de vida das famílias moçambicanas; na redução das desigualdades sociais e da pobreza; na criação de um ambiente de paz, de harmonia e de tranquilidade, com um forte estímulo na criação do emprego, tal como plasmado no Programa Quinquenal do Governo 2020-2024.

A coordenadora do projecto, Valentina Gianni, afirmou, na sua intervenção, que “acreditamos, fortemente, que a arte e a cultura, em particular a música, são factores-chave na criação, activação de um processo de inovação, de crescimento e de desenvolvimento de todo um país e não só da cultura”.

A coordenadora disse que este projecto abre uma nova página na história de financiamentos do Governo Italiano, pelo facto de ser um dos primeiros projectos de cultura a ser financiado pela Itália, no âmbito da cooperação internacional.

Por sua vez, a representante dos parceiros, Cecília Balestra, referiu que este projecto marca uma mudança de ritmo e complexidade no campo das artes. “Acreditamos que os horizontes artísticos e humanos sempre podem se alargar de novo com abertura, mudanças e confrontos entre culturas”.

O projecto está orçado em 1.5 milhões de euros e terá a duração de três anos. Essencialmente, o projecto “Construindo com a música” vai responder à demanda da sociedade, com promoção do auto-emprego entre os jovens, mitigação da pressão negativa que o desemprego exerce sobre o crescimento económico e criação de dinamismo no sector cultural e criativo para que possa expressar plenamente o seu potencial de crescimento económico e social. Assim, espera-se um incentivo do espírito empresarial e uma inovação cultural e tecnológica no seio da juventude. Deste modo, pode-se criar novos postos de trabalho e aumentar o rendimento dos artistas e dos profissionais da cultura, com melhoramento da qualidade dos produtos e serviços culturais para os mercados internacionais.

A iniciativa vai revitalizar as estruturas e infra-estruturas do Ministério da Cultura e Turismo para se tornarem centros de promoção da inovação no sector cultural e incubadoras de empresas culturais e criativas, bem como de apoio aos processos de descentralização já em vigor no país.

Outra vertente que o projecto vai cobrir é a formação em comunicação, o estabelecimento de redes de trabalho, a captação de recursos para o sector cultural e criativo e o desenvolvimento institucional no sector cultural.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.