“Dilemas e fascínios da mente” – Novo livro de Rómulo Muthemba

“Dilemas e fascínios da mente” – Novo livro de Rómulo Muthemba

- in Literatura, Notícias

Rómulo Milagre Muthemba é Psicólogo Clínico e Mestre em Saúde Mental em Moçambique, autor da obra: “Saúde Mental – Do sonho-Projecto à Prática clínica”, lançado em 2020 na cidade de Maputo.

Rómulo apresenta ao público a sua 2ª obra com o tema: “DILEMAS E FASCÍNIOS DA MENTE”, no dia 01 de Julho de 2021, pelas 17H00, no espaço Nossa Casa, Rua Daniel Napatima, nº 109, Bairro da Sommershield, cidade de Maputo.

A obra aborda os dilemas fascinantes que a mente proporciona-nos. Relata vivências, reflexões pessoais oriundas da clínica, docência e investigação. Rómulo Muthemba trata do subtema dos “egos distónicos” reflecte sobre a psicologia forense, o adoecer psíquico e mental, e algumas dos dilemas inerentes ao trabalho terapêutico nesta área fascinante que é a saúde mental.

Dividido em quatro capítulos, Rómulo discerniu em “Dilemas e Fascínios da Mente”, as notas do seu dia-a-dia de trabalho clínico sendo (i) RELAÇÃO TERAPÊUTICA E PSICOTERAPIA – abordando sobre um tema central na prática do psicólogo clínico que é, o da relação terapêutica, (ii) A MENTE APANHADA EM FALSO – destaca o subtema do comportamento violento, pela sua grande actualidade, onde o psicólogo pode ter um importante papel na caracterização das diferentes situações que lhe são apresentadas, na dupla perspectiva do agente e da vítima, (iii) INTERVENÇÕES: ENCONTROS E CONTRIBUTOS – o autor trata de situações variadas em que o psicólogo é chamado para uma avaliação que pode ter repercussão na vida da pessoa avaliada, e por fim no (iv) DILEMAS E FASCÍNIOS DOS NOVOS TEMPOS – onde são seleccionados temas muito actuais, desde “os docentes turbo” (mal que enferma a academia e processo de ensino-aprendizagem), às “ violências de hoje”, os “traumas de ontem”, passando pelas “redes sociais e tecnologias de 12 DILEMAS E FASCÍNIOS DA MENTE, e do delicado tema sobre as “seitas, religiões e saúde mental”, terminando nas “receitas pseudopsicológicas” e nos problemas da criança maltratada.

Segundo António Pacheco Palha, Professor Catedrático e Jubilado da Universidade do Porto em Portugal e prefaciador da obra “Rómulo Muthemba tem o cunho de uma reflexão mais ou menos profunda de um profissional experiente que reflecte sobre importantes temáticas psicológicas, sociais e culturais, fruto da sua prática clínica, onde observa, avalia e intervém.”

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *